Pesquisar neste blog sobre...

terça-feira, 29 de junho de 2010

Desculpas...

Pessoal desculpem não atualizar o blog, é que tenho prova dia 06/07 importantíssima, então quando folgar voltamos a ativa, [ ]s e obrigado pela compreensão.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Menudos.wmv

Apresentação da Duda & Cia no I Dubla Fest da UTFPr 2010.
Minh pitoca ficou com o 1º lugar uhuuuuuuu!!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Receita do Dia - Petit Gateau com Sorvete de Creme - por Amalia

Hoje quem escreve sou eu, para quem não sabe Amalia, esposa do dono desse blog. Essa receita de Petit Gateau é do meu irmão e Chef de Cozinha Carlos. É fácil e só a prática é que leva a perfeição. Nós adoramos esta sobremesa que vem com uma deliciosa surpresa dentro, há quem torça o nariz pro Petit Gateau, ou é ruim da cabeça ou doente do pé kkkk. Tem restaurantes que além de cobrarem muito caro, nos enganam, já me serviram um bolo de chocolate com calda em cima e quiserem que eu literalmente engolice por Petit Gateua, até a Duda já deu bronca no garçom do Chef Vergé em Curitiba, que serviram um bolo duro pra ela muito metida que era, ou é (Duda é nossa primogênita) foi até o balcão em pleno shopping no auge dos seus 6 ou 7 anos e disse: "Ô moço meu tio faz petit gateau e ele deixa 5min no forno", pois eles fizeram outro e levaram pra ela, o coitado do cozinheiro deve ter ficado plantado em frente ao forno pra não passar, porque vou falar uma coisa, quando ele passa do ponto não é nada gostoso. Façam, vocês vão adorar, eu sinto o sabor dele só de pensar, só não vale ter pressa pra comer porque tem um segredo. Chega de enrolação, deixo isso pro Marcos que é bom de história, ops matemática.
O rendimento vai depender do tamanho das forminhas que você usar, eu uso "aquelas" forminhas que a vovó de todo mundo tem e faz bolinho de polvilho ou pipoca de polvilho como dizem aqui em Toledo. Eu tenho 24 de tamanho pequeno, podem conferir no vídeo. Se você tem potinhos de sobremesa de inox, também dá certo e ficam maiores.

Ingredientes:

4 ovos
4 gemas
100g de açúcar (1/2 xícara)
250 g de chocolate meio amargo derretido (1 1/2 barra da Lacta, que tem 170g + 85g da metade da outra= 255g )
120g manteiga derretida
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pote de sorvete de creme

Modo de preparo: Quebre o chocolate, não precisa picar muito ou ralar. No micro-ondas derreta ele, o tempo vai variar pela potência do micro, no meu em potência alta leva 2min, reserve. Derreta a manteiga no micro-ondas também, 30s ou até que fique líquida, cuide para não aquece-la. Misture a manteiga ao chocolate derretido usando um FUÊ (se não tiver pode ser uma colher de pau mesmo, nada de frescuras) mexa sem parar até que a mistura esteja bem homogênea, ela não vai endurecer e fica com um brilho lindo. Reserve. Bata ligeiramente os ovos, as gemas e o açúcar, acrescente a mistura de chocolate com manteiga e misture bem. E por último a farinha de trigo, pode bater na batedeira. Unte as forminhas com margarina, e misture uma colher de chocolate em pó com 2 de farinha de trigo e use para enfarinhar as forminhas, o chocolate em pó serve para quando você desenformar o bolinho ele não ficar esbranquiçado. Depois de untado e enfarinhado encha 3/4 das forminhas com a massa. Pronto! Pronto nada, o segredo vem agora, depois de encher as forminhas coloque numa assadeira e leve a geladeira por no mínimo 12 horas antes de assar. Eu avisei para não ter pressa, então pré-aqueça o forno, temperatura alta, coloque para assar e "atenção" não vai levar  mais que 5min no forno, pode ficar olhando, ele vai ter um brilho antes de começar a crescer, na medida que vai crescendo, só o centro é que fica brilhoso, é aí que entra a prática, lembram, aquela que leva a perfeição, sim errei muitos até saírem direitinhos e com a aquele deliciosa surpresa dentro hummm!!! Pois é, nem quando as bordas perderem o brilho e o centro continuar com aparência de úmido tá na hora de tirar, marque no relógio, claro que vai variar de forno para forno, mas não leva mais que 5min. É hora de desformar e servir , por isso enquanto vocês estiverem lá de olho no forno peça pro seu ajudante (mais conhecido como marido) colocar duas bolas de sorvete de creme num pratinho de bolo e vire a forminha  no prato decore a seu gosto, com calda no fundo do prato, pode fazer desenhos, uma folha de hortelã, use a criatividade e arrase na cozinha. Espero que tenham gostado, beijos e queijos e se tiverem dúvidas escrevam, bye bye!!!  





quinta-feira, 10 de junho de 2010

Receita do Dia - Quentão para o Hexa... hexa será?!

Bem na minha opinião vai ser sofrido, mas hoje começamos a curtir mais uma copa, eu mais ainda, porque o nosso amor (Amalia x Marcos) nasceu no jogo do Brasil X Suécia na copa de 94, a do tetra, tudo por causa de um quentão e de um pastel. Foi a primeira vez que, na época, minha "futura" esposa Amalia conheceu meus "dotes culinários" e a partir daí só o amor construiu!
Então, em homenagem àqueles que não sabem fazer um quentão delicioso para acompanhar os jogos, seguido de um pote enoooorrrrrmmmeee de pipoca, pinhão ou pastel e estão a procura de um amor, a receita de hoje é a de quentão.
Antes de mais nada, vamos àquela velha discussão: Quentão para nós da região sul é feito com vinho, diferente da região centro-oeste para cima que eles fazem com aguardente (pinga para os mais íntimos e cachaça para os mais embriagados). Eles chamam o nosso de vinho quente, bem não importa, o mais interessante é que fique gostoso e que o jogo seja bom para o nosso lado e quem sabe não surja para você um amor como aconteceu comigo??

Ingredientes (para umas 20 pessoas):
5 l de vinho tinto (garrafão) - Seco ou suave, tanto faz, com o suave coloque menos açúcar.
1/2 garrafão de água.
15 colheres de sopa de açúcar.
1 xícara de aguardente, rum, conhaque ou qualquer destilado que você tenha, o mais gostoso mesmo é uma "pinguinha". 
1/2 pacote pequeno de cravo.
1/2 pacote pequeno de canela em pau (uiiiii!!!).
7 fatias finas de gengibre fresco. É ele que vai dar o sabor e ardor diferenciado no quentão, então tome cuidado e não exagere, né Marisa!!!!
 
Preparo: Bem gente, existem "mil maneiras" de se começar um quentão, tem uns que caramelizam o açúcar primeiro, outros aferventam a cachaça com o gengibre antes, outros  ainda fazem com gemada como o nosso querido Prof. De Paula (acreditem ele existe ainda) e tals, eu vou preparar do meu jeito que eu acho mais simples e gostoso. Bem para o preparo precisamos de uma panela grande que sirva em torno de 8 litros. Eu gosto de soltar os "buquês" do cravo, da canela e do gengibre primeiro, então com a panela já no fogo e um pouco aquecida eu acrescento os ingredientes (cravo, canela e genibre) e deixo apurar uns minutos, soltando e abrindo o perfume do quentão. Depois de bem aquecidos (o gengibre começa a grudar no fundo) acrescente o vinho, cuidado por causa do vapor! Em seguida coloque a água, a "firma o purso" e adoce a seu gosto. Ferva em fogo alto com a panela meio tampada, porque ele sobe e derrama. Depois de levantar fervura, abaixe o fogo, deixe por mais uns 10 minutos. Pronto, deixe sempre em fogo baixo e vai servindo. 

Divirta-se, boa copa e quem sabe, bom amor!!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Programa Heaven´s Kitchen

Sou fã de carteirinha da chef Heaven Delhaye, além de linda, é simpática, querida e talentosa. Ela tem um programa de culinária que vai ao ar todos os sábados na Record News às 9h30min. Não percam é muito bom. Programas antigos podem ser vistos no site http://www.heavenskitchen.com.br. E como não podia de ser, recebi um e-mail dela sobre o blog:
 
"Boa tarde, Sr. Prof. Moraes:
Entrei no seu Blog e achei a idéia muito interessante, pois nunca me passou pela cabeça aliar matemática e culinária.
Ainda que a matemática não seja o meu ponto forte, aprendi algumas coisas e o seu sentido de humor ajudou bastante.
Espero que continue me fazendo companhia, tanto através do programa como do site, pois é com você que eu compartilho o meu sonho!
Um beijo e até a próxima
    Heaven Delhaye"

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pense Rápido!


Este cálculo você deve fazer mentalmente (e rapidamente), sem utilizar calculadora, papel e caneta... Seja honesto... Faça cálculos mentais... Vamos lá...


Tens 1000, acrescenta-lhe 40. Acrescenta mais 1000. Acrescenta mais 30 e novamente 1000. Acrescenta 20 .
Acrescenta 1000 e ainda 10. Qual e o total?

 
Teu resultado é 5000, certo??? 

Resposta no comentário!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Os "Porquês" da Matemática - Parte IV

- Professor, porque que numa divisão de frações eu multiplico a 1ª fração pelo inverso da 2ª?

Em partes o macete é este, mas matematicamente falando você não inverte a 2ª, o que ocorre é que, para você calcular a divisão você tem que fazer com que o denominador se torne "1", eu já ouvi professores comentarem que você deve fazer com que o "denominador desapareça" este é outro erro comum, porque o denominador não desaparece ele fica com valor "1", na fração o número se tonaria inteiro. Vamos a um exemplo:

3/2 : 5/3, pelo macete seria: 3/2 . 3/5 = 9/10,

mas o que verdadeiramente ocorre é que precisamos transformar o denominados 5/3 em 1, como fazer isso? Bem, 5/3 . 3/5 = 1, certo, mas se eu fiz isso no denominador, pela matemática e por tantas vezes que já escrevi isso, o que faço de um lado, obrigatoriamente devo fazer no outro, então aplicando a multiplicação em ambos os membros da divisão obtemos:
(3/2 . 3/5) : (5/3 . 3/5) = (3/2 . 3/5) : 1 = 3/2 . 3/5 = 9/10.

Portanto, na matemática usasse muitos macetes, mas estes fatores, que parecem insiginficates, são essenciais para resolvermos cálculos futuros, os quais apresentarei no blog.

Espero que tenha ficado claro, dúvidas, postem!!!!
Esta é para vocês resolverem...  


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Receita do Dia - Lasanha de Tilápia

Hoje no feriado tivemos a grata satisfação de receber para o almoço nossos amigos Marcos e Andréia, por isso resolvi fazer uma lasanha de tilápia. Bem, nada mais é, que camadas de tilápia gralhada, com molho branco e queijo muzzarela. Para acompanhamento fizemos um arroz branco e uma salada de brócolis com palmito. Para beber um frisante Lunar de Bento Gonçalves. De sobremesa o pudim de leite da Andréia. Foi um almoço gracioso, bem aconchegante para o friozinho. Então, à receita...

Ingredientes:

2 pacotes de filés de tilápia - 1kg.
400g de queijo muzzarela.
Sal, pimenta, farinha de trigo para empanar o peixe.
Molho Branco/Bechamel - Manteiga, trigo, leite, receita passada no dia 21 de maio no blog.

Preparo: Tempere os filés de tilápia, deixe-os descansar e escorrer a água do peixe. Faça isso para que esta água não saia durante o período de assar no forno, pois pode "talhar" o molho. Outra coisa, não tempere com limão, pelo mesmo motivo. Prepare o molho branco, manteiga, trigo, deixe fritar, acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Nesta receita vai em torno de 1 litro de leite. Reserve o molho. Retorne aos filés de peixe, passe-os na farinha de trigo - este processo serve apenas para o peixe não desmachar na fritura. Aqueça uma frigideira, derreta um pouco de manteiga e frite-os deixando dourado ambos os lados. Espalhe o molho no fundo de um refratário, coloque uma camada de filé em seguida o queijo, vá montando em camadas, por último coloque o molho e queijo. Coloque para assar em fogo médio 250ºC por uns 30 minutos ou até o queijo ficar dourado. Bom apetite, porque o nosso apetite já foi embora faz tempo. Marcos e Andréia obrigado pela visita e pelo "PUDIM" hehehe!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Não tem preço...

Ovos, fermento, açúcar, sal, leite... R$ 1,50
Trigo.......................................... R$ 1,55
Manteiga.................................... R$ 3,69

Esperar a esposa chegar do serviço à 1h da manhã com um pão brioche saindo do forno, quentinho, não tem preço!!!

Para algumas coisas da vida existe o amor, para outras existe o MARCOSCARD!

MARCOSCARD não tem dinheiro, mas tem muito amor para dar!!!!

Receita do Dia - Pão Brioche (Brioche Bread - Interdisciplinaridade)

Este pão brioche é muito bom, rápido e fácil de fazer. Pode ser recheado com o que você quiser. Nesta somente vai um queijo parmesão ralado e linhaça por cima.

2 colheres (sopa) de fermento seco = 24 g
1 xícara (chá) de leite = 150g = 16 colheres de sopa = 240ml
1 colher (café) de sal = 5g
1 colher (sopa) de açúcar = 12g
3 ovos inteiros = 150g
3 gemas = 60g
1 xícara (chá) de manteiga = 200g = 10 colheres de sopa 
4 xícaras (chá) de farinha de trigo = 480g = 48 colheres de sopa
Gema para pincelar = 20g

Aqueça um pouco do leite e derreta a manteiga. Misture numa tigela o fermento, o açúcar e o leite, mexa bem para dissolver o fermento. Cubra com um pano seco e deixe descansar por uns 15 minutos. Vai formar uma espuma. Em seguida acrescente a manteiga, os ovos e o restante do leite. Misture bem até ficar homogêneo. Acrescente a farinha aos poucos e misture bem até que a massa solte das mãos.
Faça bolinhas médias e coloque em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada, uma ao lado da outra. Faça duas camadas, pincele com as gemas, salpique o queijo parmesão e a linhaça e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 35 minutos.
Sirva com um bom chá, café ou chocolate quente, hummmmm delícia, bom apetite.

terça-feira, 1 de junho de 2010

A Natureza por Números

Este vídeo é uma indicação da "Profe" Gisa, está postado no VIMEO um site de alta definição para vídeos, assistam em tela cheia que eu garanto. No site da Etérea Estudios existem outros vídeos relacionados a magia de desenhar graficamente e a beleza da matemática como os Fractais www.etereaestudios.com.

"Artistas e arquitetos têm usado desde os tempos antigos muitas propriedades geométricas e matemáticas: nós poderíamos ter alguns exemplos simplesmente observando o uso refinado das proporções dos arquitetos do Antigo Egito, Grécia e Roma e outros artistas do Renascimento como Michelangelo, Da Vinci ou Rafael.
Mas o que é mais surpreendente de mim é que a evolução muitas dessas propriedades e matemáticos também são presentes na natureza. Poderíamos encontrar inúmeros casos, mas eu queria referir-se apenas três deles neste curta de animação: A série de Fibonacci uma espiral / A Golden e Ângulo Ratios / A triangulação Delaunay e Pavimentações Voronoi."


Nature by Numbers from Cristóbal Vila on Vimeo.