Pesquisar neste blog sobre...

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Curiosidade Culinária...

Sabe quando você se depara com um livro que aparentemente você acha que é "chato", começa a ler e ele te prende de um jeito. É isso que aconteceu com o livro "Um Cientista na Cozinha" (Hervé This -Editora Ática) onde ele comenta sobre a culinária e a química dos alimentos. Uma leitura leve mesmo para quem não entende de química, mas desmitificando fatos curiosos referente ao dia-a-dia da culinária e seus "porquês", da mesma forma que eu trato a matemática. Por exemplo, foi no livro que descobri que não sou um gourmet e sim um gourmand - gourmet é um apreciador de vinhos e gourmand quem ama uma boa culinária. Outra curiosidade que aprendi é que na carne o que dá o sabor é a gordura, ahhh mais isso todo mundo sabe! 
Eu não! Eu sabia que a gordura amaciava a carne, uma costela bovina para ficar macia , deve ter meio dela uma boa camada de gordura, mas que o sabor era específico da gordura (???). É sim, Hervé diz que se você fritar um medalhão de mignon em gordura de carneiro, quem experimentar dirá, sem sombra de dúvida, que estará comendo carneiro! Mais uma curiosidade que nunca me veio a mente foi a respeito daquele "aroma"  maravilhoso que sentimos quando nos aproximamos de uma churrascaria (ou churrasco da família do fim de semana). Dizemos... Nossa que carne mais cheirosa! Nada, é a gordura da carne, carne sem gordura não tem aroma a não ser pelos temperos!
Então, para começar a destrinchar o livro, aí vai um desafio que ele propõe:

TEMPERO OU AROMA?

Responda nos comentários, dos itens abaixo, o que você acha que é tempero ou aroma? Quem acertar mais terá direito a um jantar interamente "de grátis" aqui em casa e o cardápio a seu critério. Marque (T), (A) OU (TA) se achar que é ambos.

CANELA (    ), GERGERLIM (   ), AGRIÃO (   ), RABANETE (   ), ALHO (   ), COENTRO (    ), COMINHO (    ), CEBOLA (    ), ORÉGANO (    ), GENGIBRE (    ), MEL (    ), VINAGRE (    ), NOZ-MOSCADA (    ), AZEITONAS (    ).

Dica: Os temperos trazem uma ponta de malícia para os pratos; os aromas tem por objetivo reavivar as lembranças de infância, de algum fato marcante, de momentos felizes.

Desta forma, com o tempo eu vou postando outras informações interessantes do livro. Resposta...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Receita do Dia - Napolitano de Frutas

Mesmo viajando não posso deixar de postar esta receita, é muito 10, parecida com a Torta de Sorvete mas com algumas (muitas) diferenças. É a receita que você, que vai convidar pela primeira vez sua "gatinha/gatinho" para jantar,  derruba ele/a pelo estômago. Então segue...
Ingredientes:
O fundo de Frutas: 
3 colheres (sopa) de açúcar;
300 g de frutas de sua preferência (morango cortado em 
fatias, manga cortada em cubos ou kiwi fatiado). 

Creme:
6 gemas;
5 colheres (sopa) de açúcar; 
5 colheres (sopa) de amido de milho; 
600 ml de leite; 
100 g de manteiga cortada em cubinhos e gelada; 
150 g de chocolate branco picado; 
150 g de chocolate ao leite picado.

Preparo:  Numa frigideira em fogo médio coloque 3 colheres (sopa) de açúcar e 300 g de frutas de sua preferência (morango cortado em fatias ou manga cortada em cubos) e deixe no fogo por 3 minutos ou até açúcar derreter. Retire do fogo e reserve. Se você usar kiwi, não faça a calda de açúcar, use-o cru.

Numa panela fora do fogo coloque 6 gemas, 5 colheres (sopa) de açúcar e 5 colheres (sopa) de amido de milho e misture muito bem com o auxílio de um batedor de arame. Adicione 600 ml de leite e leve ao fogo médio até engrossar. Retire do fogo e acrescente 100 g de manteiga cortada em cubinhos e gelada. 

Divida o creme em duas partes iguais. Numa parte acrescente 150 g de chocolate branco picado e na outra parte 150 g de chocolate ao leite picado. Misture bem até que os chocolates derretam e fiquem com um brilho acetinado. Reserve. 

Numa fôrma de bolo inglês (22x11 cm) forrada com saco plástico coloque no fundo metade da fruta com a calda, uma camada de chocolate branco (reservado acima), o restante da fruta com a calda e uma camada de chocolate ao leite (reservado acima). Leve ao freezer por 6 horas. Retire do freezer 30 minutos antes de servir e deixe na geladeira. Delíciaaaaaaaaa, aproveite, faça pois é muito fácil e rápido!

sábado, 25 de setembro de 2010

Receita do Dia - Guacamole com "Doritos"

O guacamole é uma iguaria típica da culinária mexicana, servida com uma grande variedade de pratos, é basicamente um purê de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais. O nome "guacamole" tem origens indígenas: "guaca" significa testículo (da forma do fruto) e "mole" é um nome genérico para "molho", embora o verdadeiro mole seja totalmente diferente, levando na sua composição chocolate (Wiki).

Eu particularmente faço um pouco mais suave que o tradicional, para que as "crianças" de casa possam comer. A diferença básica está na pimenta, no alho e na cebola. Na pimenta e no alho eu diminuo para apenas um dente de alho e a pimenta ao invés de colocar a malagueta picada eu coloco algumas gotas de molho de pimenta, com a cebola eu "queimo" com água quente para tirar seu ardor. Outra é que eu amasso um pouco mais o purê que os dos restaurantes típicos. Nas fotos o guacamole ficou um pouco mais amalrelado porque o abacate que escolhi estava bem amarelo por dentro, não tendo partes verdes como o tradicional, então não estranhe, ok! Vamos lá...

Ingredientes:

1 abacate;
1 dente de alho amassado;
2 tomate picados, sem pele, sem sementes;
1 cebola pequena picada (o certo mesmo é uma cebola roxa, mas aqui não tem para comprar);
4 colheres (sopa) de suco de limão;
1 pitada de ervas finas;
2 colheres (sopa) Cream Chesse (usei o Philadephia Light - merchã);
3 "pitadas" de molho de pimenta;
Sal a gosto
Doritos sem Sabor (merchã).

Preparo: Ferva um pouco de água. Faça riscos com a faca nos tomates em forma de cruz na parte de baixo e coloque-os na água quente, deixe-os por uns 5 minutos. Pique bem a cebola e também coloque na água quente para tirar um pouco sua acidez. Amasse o abacate. Voltamos ao tomate, para tirar a pele é só puxar pelas pontinhas que ela sai por completo sem esforço, faça um corte transversal no cabo e com uma colher retire toda a semente, pique bem. Escorra a cebola com uma peneira, lave com água fria, aperte bem para sair toda a água. Agora numa travessa misture tudo, abacate amassado, tomate picadinho, cebola picadinha, os temperos, suco de limão e as 2 colheres do cheam chesse. Acerte o sal e a pimenta.Sirva com salgadinhos do tipo doritos sem sabor.


Riscar com a faca e água quente. Depois é só puxar as pontinhas.
Cebola picada e água quente. Abacate amassado (amarelo).
Mistura tudo e tempera. Servir com Doritos!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

E aproveitando o post da Salsicha... Veja que legal...

Como calcular o volume de matéria prima de uma salsicha? Uma questão prática e fácil d resolver usando algumas essências da matemática:

1º. Temos que observar que o formato da vina (para economizar digitação da palavra salsicha) é um cilindro com semi-esferas (com hífen porque é o prefixo semi seguido de vogal) nas pontas, correto?

2º. Mas se cortarmos as pontas, próximo da curvatura das pontas, obtemos um cilindro e duas semi-esferas = esfera. Logo, só precismos calcular o volume do cilindro e o volume da esfera, que é claro todo mundo sabe fazer!


3º. Coletando os dados: pegamos uma fita métrica e medimos o comprimento da vina = h = altura do cilindro, o seu diâmentro D = 2.r ou D/2 = r (r = raio), e o comprimento de sua circunferência = C = grossura da vina.

4º. Calculando: Volume do Cilindro = área da base (área da circunferência) x altura = b.h = π.r².h, temos o valor do volume do cilindro. Volume da Esfera = 4/3.π.r³. 
Daí, apenas somamos um com o outro VC + CE = Volume da Vina e pronto, temos a quantidade "aproximada" do volume da mistura existente numa vina, ok! [ ]s!

Inutilidade Pública: Como é feita a Salsicha? A Vina.

Dias atrás estávamos eu, Amalia, Duda, Lilo e a colega da Duda - Ana, almoçando no restaurante Filezão (merchã) quando; o Lilo que é doido pelos enroladinhos de salsicha (receita no blog 04/08/2010) estava se deliciando com uns feitos com massa de pastel; surge uma dúvida cruel: de que é feito a salsicha, a vina? Piadinhas aqui, piadinhas ali, mas na verdade eu também fiquei curioso para saber qual era a composição da salsicha e como bom pesquisador (dá-lhe Wiki) encontrei esta indicação:

A mais comum, usada em cachorros-quentes e outras receitas populares, é feita em linhas de produção automatizadas, praticamente sem contato humano e com etapas rígidas de higienização. Isso desmente o mito de que as fábricas de salsichas ainda são ambientes repugnantes, com sangue e gordura escorrendo por todos os lados. Essa idéia se disseminou principalmente pela célebre frase do chanceler alemão Otto von Bismarck (1815-1898), que dizia que as pessoas nunca deveriam saber como são feitas as salsichas e as leis

Na verdade, a única parte do processo que pode afetar os estômagos mais sensíveis é a hora da escolha dos ingredientes, já que essa iguaria é feita com carne picada ou moída de qualquer pedaço de boi, porco ou frango. “Geralmente, o que entra nessa mistura são as sobras dos cortes tradicionais de bovinos e suínos”, diz a engenheira de alimentos Eunice Yamada, do Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas (SP).
Entretanto, a receita costuma mudar um pouco de acordo com o tipo de produto. “Quando a salsicha é de frango ou de peru, a carne aproveitada na fabricação é aquela que fica grudada nos ossos após a retirada das peças principais, como o peito, a coxa e a sobrecoxa”, afirma outra engenheira de alimentos, Carmen Castillo, da Universidade de São Paulo (USP).

Eu poderia colocar fotos da produção, mas como diz o ditado: "O que os olhos não veem o estomago não sente!", mas não teria problema não.
Segue alguns passos do seu processo industrial:
1. A matéria-prima da salsicha é a chamada carne industrial, composta principalmente de sobras e aparas dos cortes tradicionais e de regiões pouco valorizadas de boi, frango e porco. Na primeira etapa da produção, as peças congeladas são cortadas em pedaços bem pequenos por um conjunto de máquinas automáticas.

2. Depois de retalhadas, as carnes passam por um aparelho chamado cutter, que transforma a mistura em uma espécie de farelo homogêneo. O passo seguinte é juntar à matéria-prima doses de sal, amido de milho, temperos e conservantes (como nitrito de sódio), que dão uma coloração rosada à mistura. A receita fica então com cerca de 55% de carne e 45% de outros ingredientes.

3. O processo de embutimento propriamente dito começa assim que a pasta sai do cutter. A mistura é usada para encher as tripas, que eram atigamente naturais (como intestinos de carneiro, por exemplo), mas atualmente são sintéticas feitas de plástico ou celulose, com diâmetro médio de 2 centímetros. Depois de preenchidas, as tripas são torcidas ou amarradas mecanicamente.

4. Já fechadas, as salsichas ficam por meia hora em uma estufa a 80 ºC. Um termômetro controla a temperatura, avisando a hora de interromper o cozimento, quando o interior da salsicha chegar a 70 ºC. A técnica é um pouco diferente para as salsichas defumadas, mergulhadas nessa etapa em um líquido com essência de madeira, que confere o sabor característico ao produto.

E assim vai o seu processo. Então gente... chega de piadinhas... a vina é deliciosa, principalmente a Hot-Dog da Sadia (merchã) que é a mais gordinha e saborosa para os nosso cachorro-quente de cada dia, e quem não sabe fazer um cachorro-quente com molho para a festinha de aniversário ou para a reunião de amigos para estudar??? Ou até no macarrão, né Chefe Ozorio! [ ]s

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Os "Porquês" da Matemática - Parte VIII - Potenciação

- Professor, porque um número elevado a dois é chamado elevado ao quadrado e elevado a três é ao cubo e porque do quatro em diante não tem nome?

Ah isso é muito legal... é visto na quinta série antiga ou na sexta série no de 9 anos, quando se estuda potenciação. É primeiro contato que o aluno tem com expoentes, base e potência. Se você não lembra, é bem fácil, por exemplo 2³ = 2.2.2 = 8, onde 2 é a base, 3 é o expoente e 8 é a potência, isto é, eu repito a BASE tantas VEZES for o EXPOENTE, isso vai me dar uma POTÊNCIA. É comum os alunos da 5ª/6ª série confundir muito isso com multiplicação e fazer 2³ = 6, porque casos raros dão 2² = 2.2 = 4, mas é coincidência.

Bem, respondendo sua pergunta... porque quando temos expoente 2 chamamos de elevado ao quadrado, simplesmente é porque conseguimos formar um quadrado perfeito, observe a figura abaixo:
 

Então fica fácil de visualizar desta forma, logo ELEVAR AO QUADRADO = a² = ao término do processo você conseguir desenhar um quadrado perfeito, daí vem outro que são dos QUADRADOS PERFEITOS = 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49,... que nada mais são os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,... elevados ao expoente 2.

O que você acha que acontece quando elevo a três e chamamos de elevado ao cubo? Claro, a figura final vai ser um CUBO PERFEITO:
Logo, os elevados a 4 em diante não formam figura nenhuma, por isso não tem nomes! Ok, [ ]s!


domingo, 19 de setembro de 2010

Completando a Receita do Dia - Escondidinho...

Bem, então para completar o "post" anterior, aí vão as fotos do Escondidinho já gratinado, a saladinha básica para acompanhar e o "bolado" de sobremesa, espero que gostem porque aqui foi unânime... delíciaaaaaaaaaa!!!


O escondidinho gratinado... Hummmm...

...dois... ...TRÊS!!!

A sobremesa!

Receita do Dia - Escondinho e de Sobremesa "Bolado de Abacaxi"

Olha, fazer escondidinho não é tão fácil como as outras receitas que eu passei, não que seja difícil, mas tem que se acostumar com algumas coisas. A 1ª é com o cheiro do cozimento do "charque" ou "carne de sol", que aqui na região sul só encontramos o charque (também conhecido como Jerked Beef - carne seca) e a 2ª é com a paciência de desfiar a carne. Tirando isso o restante é o que todos já sabem, ESCONDIDINHO é bom pacas, uma delícia mineira que dificilmente alguém não goste. 
Mas porque resolvi fazer escondidinho. Por dois motivos, um em homenagem a nossa querida amiga Lígia que está passando por tratamento e está com probleminhas com o famoso "Gluten" (intolerância ao gluten = doença celíaca) e o escondidinho como é de mandioca não possui gluten. A segunda é porque hoje no mercado uma senhora me viu mexendo nos pacotes de Jerked e perguntou o que ela podia fazer com eles além do velho carreteiro (quem gosta de comer carreteiro??? O problema é se arrumar no volante! Vixi esta é podre). Daí eu expliquei para ela, no próprio mercado, sobre o escondidinho e ela pegou a caneta e seu bloquinho e já foi anotando, daí também fiquei com vontade de fazer um aqui para casa. Como não adiantava dar o endereço do blog para a "tiazinha", então aí vai, acompanhado de uma sobremesa que eu chamei de "Bolado" de Abacaxi [bo(lo)(ge)lado, entendeu?]...

Ingredientes:
Escondidinho:

1 kg (dois pacotes de 500g) de Carce Seca;
500g de mandioca (um pacote limpo e descascado);
1 pacote de Requeijão Cremoso Catupiry;
1 maço de salsinha;
1 maço de cebolinha;
1 cebola média;
10 azeitonas. 
1 copo brasileiro de Leite (porque que chamam de americano se o copo é de requeijão ou da Cica, né??);
100g de manteiga;
Azeite de Oliva para regar e untar.

Preparo: Lave a carne seca e colque para cozinhar em panela de pressão por uma hora (se não estiver no ponto de desfiar deixe mais tempo). Deixe esfriar e desfie com um garfo. Pique a cebola e ponha para refogar com 50g da manteiga e um pouco de azeite de oliva. Deixe dourar. Corte as azeitonas e acrescente no refogado, fritando bem. Acrescente a carne desfiada, refogue um pouco e depois coloque a salsinha e cebolinha. Experimente o sal. Reserve.
Coloque as mandiocas para cozinhar em água quente por uns 30 minutos ou até ficarem macias. Esprema com um garfo ou espremedor (melhor). Coloque o restante da mantegia numa panela, outro fio de azeite e acrescente a mandica esmagada e o leite. Vá mexendo até formar o purê. Reserve.
Monte da seguinte forma: unte a forma, coloque a carne, depois o pacote de Catupiry, em seguida o purê, terminando com queijo muzzarela. Bem, ponho para gratinar o queijo e sirvo com uma bela salada.

"Bolado" de Abacaxi:

500g de massa de pão de ló (comprar pronta na panificadora);
1 lata de abacaxi;
100g de côco ralado grosso;
3 colheres de rum;
1 lata de leite condensado (Leite Moça);
2 medidas da lata de leite condensado de leite (vixi???);
3 pauzinhos de canela;
2 gemas;
2 colheres (sopa) de Maizena (não adianta, não sei escreve amido de milho).

Preparo: Para fazer o creme primeiro... numa panela você coloca o leite condensado, o leite, as gemas. e a canela. Com um fuê vai mexendo até levantar fervura. Neste ponto, dissolva a Maizena num copo com leite frio e acrecente no creme, deixe cozinhar e levantar novamente fervura. Reserve.  Pique o abacaxi e a calda misture com o rum.
Montagem: corte o pão de ló na metade da altura, forre uma forma, molhe com a calda/rum, espalhe o abacaxi, em seguida creme e depois o côco ralado. Faça isso mais um vez. Cubra com um filme plástico e leva à geladeira. Servir só amanhã (que já é hoje)!

Com o que sobrar de massa e calda, faça bolinhos para tomar café ou chá, hummm são bons também! [ ]s até amanhã com o término das receitas!


Desfiar bem a carne seca... ... refogar e forrar o fundo...

... muito catupiry... ... purê de mandioca...

Espaço reservado
para qdo gratinar!
... muita muzzarela... ... gratinar e devolrar!!!

Rum na calda... ... corta o pão de ló e molha...

... espalha o abacaxi... ... creme e côco...

Espaço reservado
para o cortado
e
servido!
... 2x, e levar à geladeira... ... servindo!

E quando sobrar alguma coisa, você apronta com seu filho...

Não tem preço,
nem MarcosCard paga!
Sobrou... inventou!

sábado, 18 de setembro de 2010

Aguadem...

Amanhã Escondidinho para o almoço e de sobremesa Bolado de Abacaxi! Uhuuuuuuuu!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Receita do Dia - Quibe Cru... Por Lembrança da Gisa...

Pessoal, desculpe a falha grosseira... A querida Gisa me alertou (via Twitter) que eu esqueci de dar a receita do quibe cru, kkk e é verdade eu fui direto na montagem do quibe assado, mas como já temos os ingredientes fica fácil de preparar...

Ingredientes:

Quibe Cru

500g de carne moída de 1ª (alcaltra sempre);
250g de farinha para quibe (sempre 50% da quantidade de carne);
1 cebola pequena;
1 ramo de hortelã (sem hortelã não fica bom, não adianta);
1 colher (sopa) de Zattar ou Za'atar (tempero pronto árabe, também sem ele, não fica mesma coisa);
Suco de 1/2 limão;
1 colher (sopa) rasa de Sal (para ficar rasa, passe o dedo na linha da colher tirando o excesso).
Azeite de Oliva à vontade.


Preparo: Deixe a farinha para quibe de molho em 2 litros de água por umas 4 horas, ou até ela dobrar seu tamanho. Pique (ou rale) a cebola e as folhas de hortelã. Retire toda a água da farinha, apertando numa peneira fina ou num pano limpo. Coloque a farinha seca numa travessa alta, acrescente a carne, a cebola ralada (picada), a hortelã, o zattar, o suco de limão e o sal. Com as mãos bem limpas ou usando luvas plásticas para alimento esmague tudo por uns 15 minutos até ficar bem homogêneo. Acrescente o azeite de oliva e misture mais um pouco. Coloque num refratário, aperte bem, regue com azeite de oliva, decore com folhas de hortelã e leve à geladeira para descansar. 

Sirva com pão sírio (comprado na panificadora) ou pão francês mesmo. Compre um iogurte natural de consistência firme para acompanhar ou se conseguir na sua cidade (pois aqui não tem) a coalhada seca.
Existem alguns itens que ajudam a melhorar o sabor, como por exemplo um molho pronto de Tahine (pasta de gergelim, suco de limão e alho).

Você pode acompanhar também com Homus, que é um creme de Grão de Bico com o Tahine.  

Bom apetite! E valeu Gisa!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sorvete de Infância... Coisas que nunca mudam...

Eu cresci em Guarapuava, morava a uma quadra da famosa Lagoa das Lágrimas ponto turístico (??) da cidade. Desde pequenino, sempre que possível e tinha condições financeiras, ia até a lagoa comprar um sorvete chamado sorvete americano na "barraquinha de lata".

E... Não é que, estou passeando por lá semana passada e dou de encontro com a barraquinha, mas não de "lata" agora, mas com a mesma máquina de sorvete americano de uns... digamos... 35 anos atrás, vixi! Mas o sorvete continua cremoso e saboroso como sempre, com a mesma fila para comprá-lo, pois custa apenas R$ 1,00 o pequeno (que é grande) e R$ 1,50 o grande (que é grande). Sua casquinha é sequinha e crocante, aquela que é vendida nos "botecos" com doce de leite ou uma geléia vermelha e você ganha ainda inteiramente grátis uma mini bexiga que você nunca consegue encher, só com água!

Este sorvete é bem diferente deste sorvete italiano que é servido aqui em Toledo, realmente não gosto do tipo italiano, acho gorduroso e o seu sabor é "esquisito". Para falar a verdade acho que o de morango tem sabor de chocolate, que tem sabor de baunilha, que tem sabor de côco e assim vai, quer dizer nada tem sabor verdadeiro e alguns não tem gosto de nada mesmo. Além disso, inventaram um tal de "Shake" que eu acho pior ainda! Portanto, as coisas que não mudam continuam sendo as melhores, hehehe!

A mesma máquina.
O "bujão" com a calda.

Fazendo o sorvete... ...e sua casquinha!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Receita do Dia - Quibe Assado Recheado

Comida árabe é sem dúvida uma unanimidade, pelo menos aqui em casa. Quibe frito, esfira (que já foi dada a receita), quibe cru, kafta, charuto (também já foi dada a receita), carneiro assado (cordeiro), arroz com lentilha, pasta de berinjela - babaganuche ou babaganush, homus,  entre outros, fazem parte desta riquíssima e deliciosa culinária. Mas quando você faz quibe cru e sobra? Bem, aqui vai uma receita prática para aproveitar o quibe cru (ou caso você queira fazer direto) de um gostoso quibe assado recheado. O recheio você pode fazer do que quiser, vai de um simples milho e palmito, de legumes (cenoura, abobrinha, etc), até peito de peru com cream cheese e champignon. O recheio que irei passar é de queijo crioulo (puro de fazenda, lá da Fazenda Monjolo do Seu Siqueira, localizada nos Banhados - Guarapuava/Pr) e tomate.

Ingredientes:

Quibe Cru

500g de carne moída de 1ª (alcaltra sempre);
250g de farinha para quibe (sempre 50% da quantidade de carne);
1 cebola pequena;
1 ramo de hortelã (sem hortelã não fica bom, não adianta);
1 colher (sopa) de Zattar ou Za'atar (tempero pronto árabe, também sem ele, não fica mesma coisa);
Suco de 1/2 limão;
Sal a gosto.

Recheio

200g de queijo muzzarela (como já disse, eu fiz com queijo crioulo);
1 tomate grande;
Orégano;
Azeite de Oliva para untar e regar.

Preparo: Muito fácil... unte um refratário com o azeite de oliva, separe em duas partes a carne, forre o fundo do refratário fazendo sobrar nas paredes laterais. Corte metado do tomate em rodelas bem finas, recheie com o queijo e as rodelas de tomate, tempero com um pouco de sal e orégano, regue com azeite. Complete com o restante da carne cobrindo bem o recheio. Aperte bem. Por cima coloque o restante do tomate agora picadinho e o queijo também picadinho. Asse em fogo alto por uns 30 minutos, não deixe secar, ele úmido fica mais saboroso. Bom apetite!!! Pois nós já degustamos!!!

Recheando... ...cobrindo...

...assando... ...devorando!!

Fazenda Monjolo Deixa o carro e vamos à cavalo!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Estamos de volta...

Depois de uma paradinha em Curitiba/São José/Guarapuava, estamos do volta para atualizar o blog, lembrando a todos que dia 06/10 termina a votação do Blog 10, então quem puder dar apoio é só clicar aí ao lado no cartaz do Blog 10, [ ]s!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Agradecimentos...

Quero agradecer a todo este "povo" internauta que tem paciência e curtem o meu blog, faço isto por prazer e divertimento, então à todos o meu muito obrigado!!!

Aí vai o relatório de todo o "mundo" que visitou meu blog nestes 3 meses de existência, eu sei que é pouco, mas para mim já é bastante (ó que poético, kkkk):

Brasil
...........................3.195
Estados Unidos
...............180
Portugal
...........................69
Canadá
.............................28
Reino Unido
.......................8
Holanda
.............................8
China
.................................7
Alemanha
..........................5
Itália
..................................3
Porto Rico
..........................3

Matemáticamente falando... foram até o momento  3.506 visitas do mundo todo, sendo que 91,11% são do Brasil, 5,13% dos EEUU, 1,97% de Portugal, 0,8% do Canadá e 0,89% o restante. Se não lembra como fazer estas contas é só lembrar de fração... razão... porcentagem e... e... probabilidade, tudo se misturam e se envolvem; o nosso montante é de 3.506 visitas, logo para achar qual a porcentagem de brasileiros que acessam é só dividir o valor de brasilerios pelo total do montante, ou em outras palavras, a amostra pelo universo, então quando estiverem fazendo o ENEM e cair uma questão como esta é só lembrar, o menor pelo maior dá a porcentagem ou a probabilidade de cada item, ok!

Detalhe o contador de visitas da página só foi ao final de julho, ok!! [ ]s e novamente obrigado!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

As culpadas... Carol e Dani do Kassai Café - a cafeteria!

Bem, não podia deixar de fazer uma homenagem às duas culpadas por eu ter tido a oportunidade de conhecer a torrefação, voltei lá e pedi novamente o Latte Machiatto delicioso que elas preparam, (amor você ia adorar porque fica bem suave) desta vez pedi como acompanhamento um pão de queijo prensado com manteiga de ervas. Infelizmente pela posição da máquina não dá para ver bem na filmagem (a filmagem vai demorar pq estou sem o movie maker), mas está aí, obrigado meninas, tudo de bom e sucesso em seu negócio!

Dani e Carol
Já tinha tomando um "gole"!
Eu desmachei, desastre!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Kassai Café - Torrefação de Café Gourmet

Estou em São José dos Pinhais, fui a (se volto de "dê" crase pra quê?) Curitiba fazer a última prova da disciplina de Análise Numérica do meu doutorado e "ganhei" alguns dias de estadia na casa dos padrinhos do Murilo aqui em São José dos Pinhais. Então, passeando e deixando passar o dia aqui me deparei com uma cafeteria com o nome de Kassai Café no centro de São José, na rua Isabel Redentora (acho que é esse o nome), entrei para conhecer. 
Não sei porque mas estou ficando meio "viciado" no tal café expresso - do italiano caffè espresso, frequentemente referido como expresso ou espresso. É uma bebida à base de café preparada através da passagem de água muito quente (mas não fervente) sob alta pressão pelo café moído. Foi criado e desenvolvido na Itália desde o início do século XX, mas até a década de 1940 era preparada sob pressão de vapor. O café expresso tradicional, em máquina profissional, é feito sob a pressão de 900–1000 kPa - Kilo Pascal ou  9–10 atmosferas ou bars. O pascal (símbolo: Pa) é a unidade padrão de pressão e tensão no SI, Equivale a força de 1 Newton aplicada uniformemente sobre uma superfície de 1 m2. É daí que vem aquela piadinha matemática que poucos ou ninguém entende, porque precisavam desta informação anterior para assimilar sua graça: 

"Newton, Pascal, Einstein, Aristóteles e vários outros cientistas importantes estavam no céu, quando um deles sugeriu que brincassem de esconde-esconde. Einstein começou a contar e todos se esconderam, menos Newton que desenhou no chão um quadrado com 1 metro de lado, onde ficou parado. Quando Einstein terminou de contar, perguntou para o Newton por que não havia se escondido ainda.
O que ele respondeu?
- Eu não sou Newton, sou Pascal... = 1 N/m²."
 Bem... voltando... entrei, pedi um Latte Machiatto que é o espresso maior com leite vaporizado. Veio uma taça linda, bem preparada e com um sabor fabuloso. Como bom guarapuavano/toledano que sou já comecei uma conversa com as proprietárias do café, as irmãs Carla e Daniele (ahááá falei para elas que não ia lembrar mas lembrei!) e trocamos várias informações sobre café, o interesse de cada um, se tinham algum parentesco com a proprietária do Le Café do Mercado Municipal de Curitiba, o que eu fazia em São José, etc. O papo foi se alongando enquanto degustava meu Latte, me informaram que aqui em São José existia uma torrefação de grãos de café gourmet, o qual era o nome do seu estabelecimento, o KASSAI CAFÉ. Fiquei um pouco confuso, mas depois entendi... assim... o Kassai Café - Torrefação de Café Gourmet de propriedade do Sr. JORGE LINITI KASAI (agora não me pergunte pq o nome dele só tem um "s"), como ele mesmo diz: "Trata-se de café GOURMET tipo exportação especialmente preparado para extração do verdadeiro aroma e sabor do café espresso Brasileiro", fica localizado ao lado do Colégio Tradição, onde a minha "comadre" Neiva trabalha e, além de torrefação (café torrado em grão, para utilização via máquinas automáticas para extração do café espresso), ainda comercializam café torrado e moído para utilização no sistema tradicional (coador), prestam consultoria em projetos de cafeterias e afins, ministram curso de BARISTA, TORRA e COMPOSIÇÃO (BLEND),  possuem plantação de café e acima de tudo são EXCELENTES PESSOAS, pois cheguei lá para conhecer e fui excepcionalmente bem recebido pelo próprio Sr. Kasai. Tivemos uma conversa muito bacana, me explicou tudo sobre seu "PROJETO INVESTIDOR KASSAI CAFÉ" já tomando rumos internacionais, projeto este, já apresentado em grandes revistas de circulação nacional.

Durante a nossa conversa, perguntei sobre os cafés do Jacu e do Kopi Luwak, aquele que comem a fruta e "cagam" o grão e você "espertão" vai pagar R$ 25,00 por um cafézinho porque dizem que o sabor é único, argh! Ele deu risada, aí eu falei que o Kopi tinha no seu suco gástrico uma propriedade que deixava o café doce, ele me diz: "Mas o café é doce!" Eu em minha nobre ignorância nem imaginava que o fruto do café era doce mesmo.  O sr. Kasai me levou até um pé de café na empresa, tirou um fruto e me ensinou a comer, gente que coisa mais deliciosa... Bem alguém que planta café ou já conhecia o que eu estou escrevendo deve estar se "partindo de rir" mas eu particularmente só conhecia o café em grão torrado ou moído. Foi desta forma que ele me ensinou que, quando o fruto seca o "doce" passa para dentro do café, então com palavras dele (Sr. Kasai) "É Lenda!". Adorei a visita e tive mais uma vez a oportunidade de me aprofundar em um assunto que só "ingeria" mas nem sabia o que estava "ingerindo".

Sr. Kasai tirando o fruto do café do pé... o fruto... e eu experimentando!!!

 

Obrigado Sr. Kasai, sucesso em seus negócios e o sr. deu um enorme exemplo de receptividade, carisma e visão empresarial que muitos deveriam ter, principalmente respeitar seus clientes, como ele próprio diz: "Não cobro nada de niguém, se você não quiser comprar meu café tudo bem, mas eu sei que você eu o atendi bem e que tenho a certeza que você retornará". [ ]s Sr. Kasai. 
Então... aí fica uma dica para os interessados em café espresso que curtem como eu e minha esposa algo bem preparado com arte e sabor, diferente dos "pingados" da vida. Se você vier a São José ou tem interesse sobre cursos etc, entre em contato, tenho a certeza que o Kassai Café estará de portas abertas para você.