Nossa, como gosto de fazer esta receita, só pelo fato do que acontece com a massa. Eu aprendi com uma senhora chamada Márika (in memoriam) que foi na Ana Maria Braga a muito tempo atrás, eu acho que já faz uns bem 10 anos. O divertido é que você consegue abrir a massa somente com as mãos puxando nas pontas e ela vai esticando até ficar uma massa finíssima (tipo folhada), com muito cuidado para não furar nem arrebentar, mas de uma pequena bola ela fica uma massa ENORME!
Acho que hoje não era dia para fazer, mas mesmo assim ficou muito gostoso, mas a massa não ficou do jeito que deveria ficar, acho que foi porque resolvi fazer com manteiga e na receita está margarina; mas como só estou fazendo as comidas com manteiga, nem lembrei (ou não li direito) que era com margarina. A massa não esticou como deveria, ficou um pouco seca, mas mesmo assim abriu, mas não como tanto quanto. Mas façam, é fácil e deliciosa... Mãos a obra...
Ingredientes
Massa para as 2 receitas
400g de farinha de trigo
25g de margarina
1 ovo
1 xícara (chá) de água morna
1 pitada de sal
100g de margarina derretida
1 xícara (chá) farinha de rosca
Recheios
Maçã:
3 maças Fuji grandes
1/2 xícara (chá) de uvas passas
Suco de 1/2 limão
Cravo, canela em casca e em pó a gosto
3 colheres (sopa) açúcar
Palmito:
2 vidros de palmito, lavados em água fervente
1 cebola pequena
1 tomate
3 colheres (sopa) de creme de leite (tipo nata)
Sal, orégano a gosto
Preparo da massa: Numa mesa, misture bem a farinha, o sal e a margarina, depois de bem incorporados acrescente o ovo e a água morna. Amasse bem até formar uma massa lisa, sove bem, bata a massa na mesa. Forme uma bola, coloque numa assadeira e pincele bem a margarina na massa. Aqueça o fundo de uma panela e coloque sobre a massa, deixe descansar por uma hora. Neste tempo, vamos aos recheios.
Preparo dos recheios: Pique as maçãs, coloque numa panela com o açúcar, cravo, canela em casca, uvas passas e o suco de limão, deixe cozinhar até secar toda a água e começar a caramelizar, retire as canelas e coloque a canela em pó. Reserve. Para o de palmito, pique a cebola, coloque para fritar em uma panela com um pouco de manteiga, deixe até dourar, pique o tomate e acrescente deixando fritar e secar toda a água que juntar. Tempere, acrescente o palmito picado, deixe fritar bem, quando estiver quase seco, acrescente o creme de leite misturando bem. Reserve.
Voltando para a massa... Coloque um pano limpo na mesa, espalhe trigo em toda toalha, coloque a massa centro da mesa e em "dupla" vão puxando sempre do meio para as pontas, o mais fino que conseguir, não se preocupe se rasgar, depois você tira as pontas e "tampa os buracos", estique por toda mesa. Depois de esticada, pincele sobre toda a massa a margarina derretida e espalhe com a mão a farinha de rosca fazendo uma fina camada. Comece pelo recheio salgado - espalhe na ponta o recheio, dobre as pontas e com a toalha de mesa, vá virando sobre a massa; em cada virada, pincele margarina e espalhe farinha de rosca na massa para ela formar as camadas. Faça isso até a metade da mesa. Com a outra metade você faz o mesmo com o recheio doce. Pincele um ovo sobre as massas e espalhe farinha de rosca por cima. Forno pré-aquecido a 180º por uns 40 minutos.
Servir o de maçã acompanhado de creme de leite! Julia diz: "Bon Apetit!!!"