Pesquisar neste blog sobre...

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Receita do Dia - Peito de Frango Recheado com Lombo Defumado

Olá, depois de muitos séculos voltei a postar uma comida, mas o motivo foi que não estava mais cozinhando em casa por motivo das férias, então agora tentarei ser mais frequente... Hoje resolvi fazer um peito de frango recheado com lombo defumado e queijo muzzarela.

Mas para rechearmos nosso peito de frango, iremos precisar de 10 fatias finas de lombo defumando. E uma peça de lombo nos dá uma condição muito boa para praticarmos nossa matemática, pois um peça de lombo é uma figura geométrica conhecida como "cilindro" com uma "esfera" na ponta, algumas peças possuem uma parábola na ponta pelo formato "deformado" da ponta. Analisando as fotos abaixo podemos deduzir algumas fórmulas matemáticas...



Podemos observar que  base do lombo é um círculo e assim podemos calcular algumas coisinhas como o tamanho da circunferência e a área do círculo, lembrando que circunferência é o aro externo do círculo, enquanto que o próprio (círculo) é a circunferência (aro) e a parte interna (área).
Então... O comprimento da circunferência é dado por C = 2.π.r, onde r é o raio da circunferência e π  é a constante matemática 3,141592... ou  C = d.π, onde d = 2.r = diâmetro da circunferência. Olhando para a segunda foto notamos que d = 7,5, logo, C = 7,5 . 3,1416 = 23,56 cm. Outra continha que podemos efetuar é calcular a área deste círculo usando A = π.r², como sabemos os valores de π e r, fica fácil, então... A = 3,1416 . (3,75)² = 44,18 cm². Alguns "cm²", pois como temos "cm.cm" na área, temos cm².
Agora fica fácil calcular o tamanho do "corpo" do lombo, excluindo é claro, a ponta; pois para obtemos o valor do "volume" do cilindro, basta multiplicarmos o valor da área da base com a altura do corpo - representado na 1ª foto - então... V(cil) = A(base).h = 44,18cm² . 11cm =  485,97 cm³ (cm².cm). Pronto, viu de "facinho"??? Bem vamos à receita...

Ingredientes

1 peito de frango desossado (dividido em dois);
10 fatias finas de lombo defumado;
4 fatias de muzzarela;
1 colher de manteiga;
Sal, pimenta, ervas finas a gosto.

Preparo: Pegue uma das parte do peito, vire com a parte inferior para cima e com uma faca bem afiada faça um corte até a outra extremidade sem parti-la. Faça o mesmo com o outro peito. Tempere, coloque primeiro 5 fatias de lombo, em seguida junte as 4 fatias de muzzarela e corte-as em 4 barrinhas, colocando 2 bem no meio do peito. Feche, aperte bem e lacre as pontas com palitos como se costurasse. Tempere por fora e reserve na geladeira por uns 20 minutos. Aqueça a manteiga numa frigideira e coloque os peitos para fritar, deixe dourar bem ambos os lados, quando estiverem bem dourados, pegue meio copo de água e acrescente na frigideira, tampe até secar e voltar a fritar novamente.
Sirva com purê de batata... Julia diz: "Bon Apetit!"









Um comentário:

  1. Hummm parece uma delícia.
    Fiquei com água na boca. :)
    Abraços!

    ResponderExcluir