Pesquisar neste blog sobre...

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Receita do Dia- Risoto Parisiense com Picanha Grelhada

Ontem foi dia de despedida aqui em casa. Despedida do quê? As amigas (Ana e Raiana) da Dudis vieram se despedir e desejar bom ano novo para nós, e para comemorar a sua visita (para aqueles que não veem nos visitar, certo Gisa!) resolvi preparar um risoto parisiense com picanha grelhada e uma saladinha tradicional de tomatinho cereja (pq tomatinho se ele já é pequeno, né), alface americana e cenoura ralada em fios. Foi bem gostoso o almoço e bem descontraído, espero que tenham gostado meninas, apareçam sempre!!!


Ingredientes:

2 1/2 xícaras (chá) de arroz arbório;
200 grs. de presunto defumado ou copa, ou ainda presunto cru (em tirinhas ou cubinhos);
1 1/2 xícara (cha) de Ervilhas frescas ou palmito (qual seu gosto preferir);
200 g. de queijo parmesão - o certo é queijo Brie, mas aqui não se encontra;
1 cebola bem picadinha;
3 colheres de sopa de Manteiga
1 xícara (chá) de Vinho Branco seco
2 tabletes de caldo de Legumes, dissolvidos em 1 litro de água fervente;
1 caixinha de creme de leite;
1 peça de picanha de um 1 kg ou 1,2 kg fatiada, grossura do polegar.

Preparo do Risoto: O preparo do risoto é o mesmo de todos os que já passei - cebola bem picadinha, derrete a manteiga na panela, acrescenta a cebola, deixa refogar até "dourar"; na sequência as xícaras de arroz, deixa  refogar um pouco e acrescenta a xícara de vinho; depois de evaporar o vinho, vai acrescentando o caldo pouco a pouco e mexa sempre em fogo alto, depois da segunda vez, acrescente o presunto e a ervilha e vai cuidando até que os grãos fiquem al dente ou quase transparentes, neste momento acrescente o parmesão, mais uma colher de sopa de manteiga (para dar brilho) e o creme de leite, reserve.

Preparo da Picanha na Manteiga: Fatie a picanha, usando o polegar como referência para o tamanho da fatia., tempere-as com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira (seca) ou uma grelha elétrica, deixe aquecer bem. Vá colocando as fatias pouco a pouco "lacrando" os dois lados. Ao final, se você estver usando uma frigideira, coloque duas colheres de sopa de manteiga e deixe sair todo o "grude" do fundo, tempere com um pouco de sal, manjericão, orégano e salsinha, espalhe por cima da picanha.  
Julia diz: "Bon Apetit!" e Riki Boiol diz: "Bejo, bejo, fuiiiiiiiiii", Répi Niu Iear de Auu!

2 comentários:

  1. Postando desse jeito, teremos é que praticar tuas receitas em casa!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh com certeza, se divirtam, feliz ano novo amigos!!! Beijos e []s e sucesso no negócio de vcs em 2011 até infty, hehehe

    ResponderExcluir