Pesquisar neste blog sobre...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Receita do Dia - Quentão para o Hexa... hexa será?!

Bem na minha opinião vai ser sofrido, mas hoje começamos a curtir mais uma copa, eu mais ainda, porque o nosso amor (Amalia x Marcos) nasceu no jogo do Brasil X Suécia na copa de 94, a do tetra, tudo por causa de um quentão e de um pastel. Foi a primeira vez que, na época, minha "futura" esposa Amalia conheceu meus "dotes culinários" e a partir daí só o amor construiu!
Então, em homenagem àqueles que não sabem fazer um quentão delicioso para acompanhar os jogos, seguido de um pote enoooorrrrrmmmeee de pipoca, pinhão ou pastel e estão a procura de um amor, a receita de hoje é a de quentão.
Antes de mais nada, vamos àquela velha discussão: Quentão para nós da região sul é feito com vinho, diferente da região centro-oeste para cima que eles fazem com aguardente (pinga para os mais íntimos e cachaça para os mais embriagados). Eles chamam o nosso de vinho quente, bem não importa, o mais interessante é que fique gostoso e que o jogo seja bom para o nosso lado e quem sabe não surja para você um amor como aconteceu comigo??

Ingredientes (para umas 20 pessoas):
5 l de vinho tinto (garrafão) - Seco ou suave, tanto faz, com o suave coloque menos açúcar.
1/2 garrafão de água.
15 colheres de sopa de açúcar.
1 xícara de aguardente, rum, conhaque ou qualquer destilado que você tenha, o mais gostoso mesmo é uma "pinguinha". 
1/2 pacote pequeno de cravo.
1/2 pacote pequeno de canela em pau (uiiiii!!!).
7 fatias finas de gengibre fresco. É ele que vai dar o sabor e ardor diferenciado no quentão, então tome cuidado e não exagere, né Marisa!!!!
 
Preparo: Bem gente, existem "mil maneiras" de se começar um quentão, tem uns que caramelizam o açúcar primeiro, outros aferventam a cachaça com o gengibre antes, outros  ainda fazem com gemada como o nosso querido Prof. De Paula (acreditem ele existe ainda) e tals, eu vou preparar do meu jeito que eu acho mais simples e gostoso. Bem para o preparo precisamos de uma panela grande que sirva em torno de 8 litros. Eu gosto de soltar os "buquês" do cravo, da canela e do gengibre primeiro, então com a panela já no fogo e um pouco aquecida eu acrescento os ingredientes (cravo, canela e genibre) e deixo apurar uns minutos, soltando e abrindo o perfume do quentão. Depois de bem aquecidos (o gengibre começa a grudar no fundo) acrescente o vinho, cuidado por causa do vapor! Em seguida coloque a água, a "firma o purso" e adoce a seu gosto. Ferva em fogo alto com a panela meio tampada, porque ele sobe e derrama. Depois de levantar fervura, abaixe o fogo, deixe por mais uns 10 minutos. Pronto, deixe sempre em fogo baixo e vai servindo. 

Divirta-se, boa copa e quem sabe, bom amor!!!

Um comentário:

  1. Nossa viajei no tempo agora, foia melhor COpa do mundo pra mim.....qdo vi la na loja a cerveja Kaiser Bock, lembrei na hora de 1994 aquele foi o ano........... viu tinha q expor nossas intimidades, T Amo

    ResponderExcluir