Pesquisar neste blog sobre...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Os "Porquês" da Matemática - Parte VIII - Potenciação

- Professor, porque um número elevado a dois é chamado elevado ao quadrado e elevado a três é ao cubo e porque do quatro em diante não tem nome?

Ah isso é muito legal... é visto na quinta série antiga ou na sexta série no de 9 anos, quando se estuda potenciação. É primeiro contato que o aluno tem com expoentes, base e potência. Se você não lembra, é bem fácil, por exemplo 2³ = 2.2.2 = 8, onde 2 é a base, 3 é o expoente e 8 é a potência, isto é, eu repito a BASE tantas VEZES for o EXPOENTE, isso vai me dar uma POTÊNCIA. É comum os alunos da 5ª/6ª série confundir muito isso com multiplicação e fazer 2³ = 6, porque casos raros dão 2² = 2.2 = 4, mas é coincidência.

Bem, respondendo sua pergunta... porque quando temos expoente 2 chamamos de elevado ao quadrado, simplesmente é porque conseguimos formar um quadrado perfeito, observe a figura abaixo:
 

Então fica fácil de visualizar desta forma, logo ELEVAR AO QUADRADO = a² = ao término do processo você conseguir desenhar um quadrado perfeito, daí vem outro que são dos QUADRADOS PERFEITOS = 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49,... que nada mais são os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,... elevados ao expoente 2.

O que você acha que acontece quando elevo a três e chamamos de elevado ao cubo? Claro, a figura final vai ser um CUBO PERFEITO:
Logo, os elevados a 4 em diante não formam figura nenhuma, por isso não tem nomes! Ok, [ ]s!


Nenhum comentário:

Postar um comentário