Pesquisar neste blog sobre...

sábado, 25 de setembro de 2010

Receita do Dia - Guacamole com "Doritos"

O guacamole é uma iguaria típica da culinária mexicana, servida com uma grande variedade de pratos, é basicamente um purê de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais. O nome "guacamole" tem origens indígenas: "guaca" significa testículo (da forma do fruto) e "mole" é um nome genérico para "molho", embora o verdadeiro mole seja totalmente diferente, levando na sua composição chocolate (Wiki).

Eu particularmente faço um pouco mais suave que o tradicional, para que as "crianças" de casa possam comer. A diferença básica está na pimenta, no alho e na cebola. Na pimenta e no alho eu diminuo para apenas um dente de alho e a pimenta ao invés de colocar a malagueta picada eu coloco algumas gotas de molho de pimenta, com a cebola eu "queimo" com água quente para tirar seu ardor. Outra é que eu amasso um pouco mais o purê que os dos restaurantes típicos. Nas fotos o guacamole ficou um pouco mais amalrelado porque o abacate que escolhi estava bem amarelo por dentro, não tendo partes verdes como o tradicional, então não estranhe, ok! Vamos lá...

Ingredientes:

1 abacate;
1 dente de alho amassado;
2 tomate picados, sem pele, sem sementes;
1 cebola pequena picada (o certo mesmo é uma cebola roxa, mas aqui não tem para comprar);
4 colheres (sopa) de suco de limão;
1 pitada de ervas finas;
2 colheres (sopa) Cream Chesse (usei o Philadephia Light - merchã);
3 "pitadas" de molho de pimenta;
Sal a gosto
Doritos sem Sabor (merchã).

Preparo: Ferva um pouco de água. Faça riscos com a faca nos tomates em forma de cruz na parte de baixo e coloque-os na água quente, deixe-os por uns 5 minutos. Pique bem a cebola e também coloque na água quente para tirar um pouco sua acidez. Amasse o abacate. Voltamos ao tomate, para tirar a pele é só puxar pelas pontinhas que ela sai por completo sem esforço, faça um corte transversal no cabo e com uma colher retire toda a semente, pique bem. Escorra a cebola com uma peneira, lave com água fria, aperte bem para sair toda a água. Agora numa travessa misture tudo, abacate amassado, tomate picadinho, cebola picadinha, os temperos, suco de limão e as 2 colheres do cheam chesse. Acerte o sal e a pimenta.Sirva com salgadinhos do tipo doritos sem sabor.


Riscar com a faca e água quente. Depois é só puxar as pontinhas.
Cebola picada e água quente. Abacate amassado (amarelo).
Mistura tudo e tempera. Servir com Doritos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário