Olha, fazer escondidinho não é tão fácil como as outras receitas que eu passei, não que seja difícil, mas tem que se acostumar com algumas coisas. A 1ª é com o cheiro do cozimento do "charque" ou "carne de sol", que aqui na região sul só encontramos o charque (também conhecido como Jerked Beef - carne seca) e a 2ª é com a paciência de desfiar a carne. Tirando isso o restante é o que todos já sabem, ESCONDIDINHO é bom pacas, uma delícia mineira que dificilmente alguém não goste.
Mas porque resolvi fazer escondidinho. Por dois motivos, um em homenagem a nossa querida amiga Lígia que está passando por tratamento e está com probleminhas com o famoso "Gluten" (intolerância ao gluten = doença celíaca) e o escondidinho como é de mandioca não possui gluten. A segunda é porque hoje no mercado uma senhora me viu mexendo nos pacotes de Jerked e perguntou o que ela podia fazer com eles além do velho carreteiro (quem gosta de comer carreteiro??? O problema é se arrumar no volante! Vixi esta é podre). Daí eu expliquei para ela, no próprio mercado, sobre o escondidinho e ela pegou a caneta e seu bloquinho e já foi anotando, daí também fiquei com vontade de fazer um aqui para casa. Como não adiantava dar o endereço do blog para a "tiazinha", então aí vai, acompanhado de uma sobremesa que eu chamei de "Bolado" de Abacaxi [bo(lo)(ge)lado, entendeu?]...
Ingredientes:
Escondidinho:
1 kg (dois pacotes de 500g) de Carce Seca;
500g de mandioca (um pacote limpo e descascado);
1 pacote de Requeijão Cremoso Catupiry;
1 maço de salsinha;
1 maço de cebolinha;
1 cebola média;
10 azeitonas.
1 copo brasileiro de Leite (porque que chamam de americano se o copo é de requeijão ou da Cica, né??);
100g de manteiga;
Azeite de Oliva para regar e untar.
Preparo: Lave a carne seca e colque para cozinhar em panela de pressão por uma hora (se não estiver no ponto de desfiar deixe mais tempo). Deixe esfriar e desfie com um garfo. Pique a cebola e ponha para refogar com 50g da manteiga e um pouco de azeite de oliva. Deixe dourar. Corte as azeitonas e acrescente no refogado, fritando bem. Acrescente a carne desfiada, refogue um pouco e depois coloque a salsinha e cebolinha. Experimente o sal. Reserve.
Coloque as mandiocas para cozinhar em água quente por uns 30 minutos ou até ficarem macias. Esprema com um garfo ou espremedor (melhor). Coloque o restante da mantegia numa panela, outro fio de azeite e acrescente a mandica esmagada e o leite. Vá mexendo até formar o purê. Reserve.
Monte da seguinte forma: unte a forma, coloque a carne, depois o pacote de Catupiry, em seguida o purê, terminando com queijo muzzarela. Bem, ponho para gratinar o queijo e sirvo com uma bela salada.
"Bolado" de Abacaxi:
500g de massa de pão de ló (comprar pronta na panificadora);
1 lata de abacaxi;
100g de côco ralado grosso;
3 colheres de rum;
1 lata de leite condensado (Leite Moça);
2 medidas da lata de leite condensado de leite (vixi???);
3 pauzinhos de canela;
2 gemas;
2 colheres (sopa) de Maizena (não adianta, não sei escreve amido de milho).
Preparo: Para fazer o creme primeiro... numa panela você coloca o leite condensado, o leite, as gemas. e a canela. Com um fuê vai mexendo até levantar fervura. Neste ponto, dissolva a Maizena num copo com leite frio e acrecente no creme, deixe cozinhar e levantar novamente fervura. Reserve. Pique o abacaxi e a calda misture com o rum.
Montagem: corte o pão de ló na metade da altura, forre uma forma, molhe com a calda/rum, espalhe o abacaxi, em seguida creme e depois o côco ralado. Faça isso mais um vez. Cubra com um filme plástico e leva à geladeira. Servir só amanhã (que já é hoje)!
Com o que sobrar de massa e calda, faça bolinhos para tomar café ou chá, hummm são bons também! [ ]s até amanhã com o término das receitas!
Desfiar bem a carne seca... | ... refogar e forrar o fundo... |
... muito catupiry... | ... purê de mandioca... |
Espaço reservado para qdo gratinar! | |
... muita muzzarela... | ... gratinar e devolrar!!! |
Rum na calda... | ... corta o pão de ló e molha... |
... espalha o abacaxi... | ... creme e côco... |
Espaço reservado para o cortado e servido! | |
... 2x, e levar à geladeira... | ... servindo! |
E quando sobrar alguma coisa, você apronta com seu filho...
Não tem preço, nem MarcosCard paga! | Sobrou... inventou! |
Ó ja to com agua na boca, e viu parabéns pelas fotos ta melhorando, viu como sentar no banco da direita da certo???? Vc sempre me ouve!!!!!!!
ResponderExcluirO pior é que "tenho" q dar razão né, e se eu contar q até a Duda sentou e pegou o costume, kkkkkk
ResponderExcluirAmigoooo!!!eu to quase igual a tiazinha do mercado rs... demorei pra entrar no seu blog, mas agora ja to ficando freguesa eheheh... bjãooooo
ResponderExcluir