Pesquisar neste blog sobre...

domingo, 17 de outubro de 2010

Receita do Dia - Picanha na Panela de Pressão - Dica da Profe Gisa

É povo, almoço de domingo com chuva em Toledo, o que fazer? Não dá para ir ao clube, portanto resolvi seguir uma receita que a minha querida amiga Profe Gislei (Gisa para os mais íntimos) me passou pelo orkut. fácil, deliciosa e rápida de se fazer. A receita é de um coxão mole na panela de pressão, aquela feita com sopa de cebola e cerveja preta, mas como sou "pobre metido a besta" resolvi inovar e mudar alguns itens na receita para ficar com a minha cara. 
O primeiro foi quanto a carne, no lugar de coxão mole eu resolvi fazer com picanha (uia!) e no tablete de caldo escolhi o caldo de carne com vinho, uma novidade da Maggi; mais uma coisa, eu coloquei tomates e cebola picados grosseiramente e alguns temperos desidratados. Com isto, na redução do molho, obtive 2 tipos de molho, um coado limpo para cobrir a carne e outro para amanhã no café da tarde comer com pão!
Então vamos à receita:
Ingredientes:

1,5 kg de Picanha;
1 pcte de Creme de Cebola;
0,35 kg Molho de Tomate;
A mesma medida de Água;
3 Tomates picados grosseiramente;
1 Cebola grande;
0,350 l de Cerveja Preta (tipo Malzbier long neck, eu prefiro esta e não a Caracu);
1 tablete de Caldo de Carne com Vinho;
Orégano e Salsinha desidrata a gosto;
1 vidro pequeno de Champignons Fatiados para decorar.

Preparo: Na panela de pressão acrescente um "fio" de azeite de oliva, doure a picanha dos dois lados fazendo um "lacre" na parte interna da carne. Corte os tomates, a cebola e coloque-os na panela, junte o creme de cebola, a cerveja preta, o molho de tomate, o tablete de caldo e uma medida de água do pacote do molho de tomate.  Mexa um pouco para misturar e dissolver o caldo e o creme de cebola, tampe a panela quando levantar fervura, marcar 30 minutos apenas, resfriar em água fria corrente e retirar a carne. Coar o caldo, levar em uma outra panela e deixar reduzir o molho por uns 30 minutos ou até engrossar. nesta hora é que sergem os dois tipos de molho, uma para se comer com pão no outro dia e um coado para acrescentar os champignons e decorar a carne fatiada. Quando estiver pronto, fatiar a picanha, acrescentar o molho e servir, uhuuuuuuuuu delíciaaaaaaa.

Para acompanhar fiz um arroz branco e uma farofa úmida (bacon, cenoura, cebola, tomate e farinha de milho branca e duas colheres de manteiga)

MATEMÁTICANDO...
 Os intens nos ingredientes que estão marcados em verde, são pelo motivo de uma discussão saudável que o ocorreu entre nós familiares (eu, Amalia, Duda) sobre uma placa colocada em um terreno próximo ao restaurante Filezão. Na placa estava indicado assim: terreno 60mx25m = 1500,00m², mas de longe não se podia notar o , então a Duda e a Amalia suspeitaram que fosse o preço do terreno por possuir duas casas decimais. Então entrou em ação o cursinho pré-vestibular do Marcão, explicando que não estava errado e que, a representação depois da vírgula eram os centímentros. Nossa, foi uma "chiação" geral, até que pude provar matematicamente que estava correto: Perguntei à elas como representariam um quilo e meio em numeral? Bem, já está lá em cima e corresponde a 1 kg e 500g, mas como por convenção abandona-se os zeros à direita quando se está em uma representação acima usa-se 1,5kg. O mesmo ocorre com os (masculino, pois é medida de peso) 350g de molho de tomate, nesse formato eu tenho que acrescentar o zero, porque está somente em gramas, mas se eu subir uma representação (quer dizer dividir por 1000 -  10 g x 10dag x 10hc = 0,001 kg = 1g ) obtenho 0,350 ou 0,35 kg, ou ainda 35 decagramas, ok!

Dourando a Picanha de um lado... ... depois o outro!

Os complementos do caldo... ... mistura e pressão por 30 min!

Dois molhos, coado para reduzir... ... e outro com os pedaços para o pão!

Fatiar a picanha e... ... colocar o molho reduzido por cima!

RUIM NÉ!!!! DELÍCIIIIIAAAAA! Valeu Gisa!!!

Esta foto é para os que não conhecem que existe farinha de milho branca (conhecida como Bijú ou Beijú) e também o fubá branco que dá uma polenta cremosa fabulosa, óia, ideia para uma nova receita, [ ]s!

7 comentários:

  1. Obrigado Paula, é uma diversão para mim e fico contente que os outros tb se divertem!! Bjoss, ah se tiver uma receita boa, manda ok!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, esta receita deu água na boca. :-)

    ResponderExcluir
  3. tu ta metido mesmo, picanha......... se soubesse ia almoçar aí, passei por Toledo domingo e fui para para para paraguai hahahahahah, mas nao tinha telefone, endereço nem nada, e resolvemos de última hora ir para guaira, e estava com mais duas pessoas acho que a picanha nao ia dar pra todos bjo

    ResponderExcluir
  4. tu ta besta mesmo menino, picanha hahahah bjo

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhh qualé Gisa, pelo menos tinha uns ovos mexidos pô, como que não tem meu telefone dãrdi! Anote aí 32772711, saco

    ResponderExcluir