Pesquisar neste blog sobre...

domingo, 29 de agosto de 2010

Receita do Dia - Almoço do Meu Níver - Risoto de Palmito com Mignon ao Molho Madeira

É... cá estamos nós ficando um ano mais velho, eita a "criogenia" nunca aparece para a gente se conservar, hehehe. Bem no meu aniversário, a pedidos do aniversariante... que nada da esposa do aniversariante, fiz um risoto de palmito acompanhado de mignon ao molho madeira e uma saladinha básica... Então sem muitas "delongas" segue a receita:

Ingredientes:

Risoto:
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo.
2 tabletes de caldo de legumes.
1 xícara (chá) de vinho branco (seco ou suave, tanto faz, eu gosto mais do suave fica mais perfumado.
1 litro de água quente.
150g de manteiga.
1 vidro de palmito.
300g de creme de leite.
100g de queijo parmesão ralado.

Preparo: Dissolva os dois tabletes de caldo de legumes no litro de água quente. Aqueça uma panela alta e coloque 2/3 da manteiga, isto é, 2/3 de 150g é a mesma coisa que (2.150)/3 = 100g. Quando derreter a manteiga coloque as duas xícaras de arroz, mexa e deixe fritar um pouco. Quando começar a "espumar ou borbulhar" coloque a xícara de vinho branco, deixe reduzir o vinho mexendo sempre. Agora aos poucos vá acrescentado o caldo, continue mexendo, deixe quase secar, acrescente mais caldo, rmexa, repita o processo até acabar o caldo ou você observar que o arroz está começando a ficar transparente. Quando chegar nesta etapa corte os palmitos em rodelas e acrescente no risoto. Depois de uns 3 minutos, coloque o restante da manteiga, o queijo parmesão e o creme de leite, reserve.

Mignon ao Molho Madeira:
1,5 kg de mignon cortados em medalhões.
50g de manteiga (o restante da anterior).
Sal, pimenta, orégano e salsinha desidratada.
1 vidro de Molho Madeira pronto da Uncle (merchã).

Preparo: Tempere os medalhões, aqueça bem uma frigideira e coloque a manteiga, frite os medalhões no ponto que desejar, aqui em casa nós gostamos de mal passado, mas sempre faço alguns mal  passados, uns ao ponto e uns "bem poucos" passados (isso é uma judiação, mas tem gente que não come carne mal passada, então prepare para todos os gostos), aeuça o forno e vá colocando-os no forno para não esfriarem. Depois de todos fritos, na mesma frigideira com a manteiga e o "grudinho" da carne, coloque o molho de madeira pronto, deixe aquecer bem. Enquanto os medalhões estiverem no forno, na travessa onde os mesmos estão vai juntar o famoso "suco da carne", retire os medalhões arrume-os numa travessa e coloque o suco da carne no molho. Na hora de servir, derrame o molho sobre os medalhões.

Salada:  
1 cabeça de alface crespa roxa.
10 morangos.
5 nós de mozzarela de búfala.
2 cenouras raladas.
4 pamitos cortados em diagonal.

Sobremesa - Banana Flambada com Sorvete de Passas ao Rum.
7 bananas (uma para cada pessoa da casa, hehehe)
3 colheres (sopa) de manteiga.
2 colheres rasas (sopa) açúcar.
1 "gole" de Rum para flambar. 

Preparo: Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque as bananas inteiras. Frite de um lado e do outro. Aguarde uns 2 minutos, coloque a manteiga, deixe derreter e espalhe na frigideira com movimentos giratórios com a mão para que a mateiga fique bem uniforme. Deixe fritar um pouco, acrescente o açúcar espalhando sobre as bananas, AGORA CUIDADO... coloque o rum no centro da frigideira, vire uns 30º em direção à chama do fogo para fazer a explosão (caso não faça é porque o rum já evaporou, não se preocupe), ASSUSTA SUA SOGRA KKKKKKKKKKK (espírito de óic óic). Arrume cada uma no prato, um bola de sorvete e espalhe o caldo sobre o sorvete.

Bem este foi meu humilde e agradecido almoço do meu aniversário. Só o fato de passar com a  família, a filha postiça e a nossa amiga Andréia (desposada do marido, porque ele preferiu os escoteiros e que nem sabia que era meu níver, tadinha, hehehe) já me bastou, fico muito grato a Deus pela linda família que tenho, por minha saúde, pelo meus amigos, pelo meus estudos, pela minha profissão e a todos que me acompanham no blog. 
Nossa Senhora Aparecida rogai por todos nós! Amém!


Arroz e manteiga... ...vinho branco...

...É eu! Dá-lhe caldo e mexer... ...palmito...

... queijo parmesão... ...creme de leite e pronto!

Mignons passados e ao ponto Mignons Mal Passados

Ficou bom? Dá um "look" no brilho!

Banana, manteiga e açúcar Flamban...

...dooooo.... Banana, sorvete e pudim, ruim???

4 comentários:

  1. Olá Marcos! Só passei pra dizer que só de olhar dá água na boca!!! Estava DELICIOSO o risoto.... a sobremesa idem!
    Parabéns pelo cozinheiro de mão cheia que é!
    Fico lhe devendo um presentinho pelo niver! rs Que Deus lhe dê muitas alegrias e sucesso na nova idade. Bj

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Andréia, vms fazer pito por Marcos hehehehe, o outro... seu esposo, kkk,[ ]s, apareçam!

    ResponderExcluir
  3. Olá prof, parabéns pelo niver. Td de bom.
    Abraços!

    ResponderExcluir