Um pouco de história... Era uma vez... Minha vó contava... Diz a Lenda...
É a mais popular salada americana. Chegou ao Brasil só nos anos 80, como uma grande novidade. O nome, diferente do que se possa pensar, não é homenagem ao grande imperador romano Caius Julius Caesar (44 a.C.) - que defendeu homens simples contra o poderoso Pompeu, se apaixonou por Cleópatra, foi traído pelo amigo Brutus e acabou assassinado no Senado a golpes de punhal. O "Caesar" da salada, apesar de também romano, é outro. Trata-se de Caesar Cardini - que, junto com seu irmão Alex, deixou Roma para fundar o hotel "Caesar Place". Em Tijuana, no extremo norte do México, junto ao oceano Pacífico.
O lugar não foi escolhido por acaso. É que, por esse tempo, vigorava nos Estados Unidos a Lei Seca - que proibia fabricação, venda, transporte, importação e consumo de qualquer bebida alcoólica no país. O crime organizado aproveitou a restrição e grandes fortunas foram feitas, com o comércio clandestino de bebidas. Nasceram Al Capone, Lucciano e os grandes nomes da máfia. Mas também floresceu a venda livre dessas bebidas em cidades da fronteira. Entre essas cidades Tijuana, que ficava bem pertinho da próspera San Diego. Voltando a Caesar Cardini deu-se que, no feriado de 4 de julho de 1924, estava completamente lotado seu hotel com escritores, políticos, atores de Hollywood - 4 de julho, bom lembrar, é o dia da Independência americana. Nosso 7 de setembro. E já começava a faltar comida na despensa. O chef se viu então obrigado a improvisar, com os poucos ingredientes que lhes restavam. Para manter as aparências anunciou, aos impacientes ocupantes das mesas do restaurante, que iria servir o mais novo prato do cardápio. A salada foi preparada em um palco, tendo ao lado o proprietário do hotel, na frente de todos os clientes. Um verdadeiro show, para desviar a atenção dos poucos ingredientes a serem usados. Como novidade absoluta, acrescentou-se ao molho da salada gemas cruas de ovo - depois proibidas por produzir, esse ovo cru, contaminação de salmonela. (Lecticia Cavalcanti, colunista do Terra Magazine, é Lecticia mesmo não está errado!).
Mas eu costumo dizer que uma salada bem arrumada e colorida quando você está de dieta, vai que é uma beleza, o Ceaser Salad nada mais é que uma salada comum, colorida e bem apresentada super fácil, nada de segredos e deliciosa, no meu emagrecimento eu fazia uma travessa grande e só ia aumentando com as torradas, que aqui se chamam "croutons", mas ajuda e muito a disfarçar a fome...
Ingredientes (como a própria história conta, o que você tiver sobrando na geladeira, mas...):
1 pé de alface americana.
3 pães torrados na frigideira ou na torradeira cortados em cubos.
3 pães torrados na frigideira ou na torradeira cortados em cubos.
Azeite de Oliva à vontade.
2 dentes de alho (este é o da receita, eu não ponho de jeito nenhum!!!).
2 dentes de alho (este é o da receita, eu não ponho de jeito nenhum!!!).
Suco de 1 Limão.
6 filés de anchova (também da receita, eu troco por peito de peru light fatiado, e você???).
2 colheres (sobremesa) de mostarda Dijon (a minha é Lorenz mesmo!).
2 colheres (sobremesa) de molho inglês (eu coloco Shoyu Sakura, acho mais doce e mais suave).
Sal, pimenta a gosto.
½ pacote de queijo parmesão em lascas (não o esfarelento parecendo farinha de mandioca).
2 colheres (sobremesa) de mostarda Dijon (a minha é Lorenz mesmo!).
2 colheres (sobremesa) de molho inglês (eu coloco Shoyu Sakura, acho mais doce e mais suave).
Sal, pimenta a gosto.
½ pacote de queijo parmesão em lascas (não o esfarelento parecendo farinha de mandioca).
Na minha receita, ainda acrescento cubos de queijo minas e 6 tomates cereja cortados ao meio.
Preparo: Ah, isso é brincadeira... Lave bem as folhas de alface, deixe na água com vinagre por alguns minutos, faça os croutons, além de simplesmente torrar o pão existe outra maneira que os chefs fazem que é passar no azeite de oliva e levar ao forno. Prepare o molho, misture o suco de limão, a mostarda e o shoyu (se for usar a original coloque alho e as anchovas e bata no liquidificardor). Azeite vá colocando aos poucos, em fio, como se faz no preparo da maionese. Rasgue as folhas de alface, arrume numa saladeira, espalhe o peito de peru defumado em lascas, o queijo minas em cubos, os tomatinhos e os croutons, tempere com sal, pimenta (eu coloco ainda um pouco de orégano). Coloque o molho numa molheira (lógico) para regar na hora de servir. Delíciiiaaaaaaaa e não engorda, a garantia soy jo!!! [ ]s
Variações para você não ficar enjoado(a) com a mesma salada na dieta: tire o peito de peru e coloque fatias e maçã verde e manga. Outra, no lugar do queijo minas, abacaxi que combina muito bem com o peito de peru defumando, se não gosta de peito de peru, tem um lombo defumado da Aurora (olha o merchan aí genteeeee) que é muito gostoso e não é salgado como os outros.
Outra ainda, no lugar do molho faça o de iogurte que eu dei a receita dias atrás é só procurar também fica muito bom.
Mais ainda, mude as folhas, troque por rúcula, alface crespa, radicce, almeirão ou um pouco de cada, aproveite!!!
Mais ainda, mude as folhas, troque por rúcula, alface crespa, radicce, almeirão ou um pouco de cada, aproveite!!!
eu adoro essa salada, super pratica e facil de fazer. Eu acrescento uva passa na minha salada, e as vezes uns pedacos de maça. Fica daqui ó!!! :)
ResponderExcluirBjo, Angelica.
Hehehe, delícia, obrigado Angel, bjoooosss
ResponderExcluirSimples e divina!
ResponderExcluir