Pesquisar neste blog sobre...

sábado, 6 de novembro de 2010

Receita do Dia - Almoço de Domingo - Pernil de Ovelha a La Marcon

Começando a preparar um pernil de ovelha, conhecido como a La Marcon (hehehe) para o almoço de domingo, por enquanto só marinando o pernil, temperei com sal, pimenta, 3 dentes de alho picados, salsinha, cebolinha, alecrim, cebola média e reguei com o meu segredo... Ah tá, já vou contar!!! E não pense que é vinho tinto, que... quase é, não é bem um vinho tinto, é um... ahá te peguei de novo, não conto, não conto! Vou levá-lo para assar na estufa do Toledão (nosso clube)m assim fica mais suculento ainda.
Estou testando uma experiência que o Hervè This comenta no seu livro "Um Cientista na Cozinha", sobre a OSMOSE (quem é ou já foi meu aluno sabe o quanto gosto de comentar sobre a Osmose, principalmente para aqueles alunos que acham que conseguem estudar por Osmose, né moçada!) que nada mais é que é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células, isto é, movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos). 
No meu caso, a marinada está salgada e o que vai acontecer, vai penetrar na carne, extraindo um pouco do suco da carne até atingir a mesma concetração. Mas isso todo mundo já sabia!! O que estou testando é que o meu líquido tem o segredo de ser um concetrado de suco de uva quase "vinagrado" suave com suco de maçã, é uma garrafa vendida nos mercado e é fabricado em Bento Gonçalves. Então como contém, além do sal, uma boa quantidade de açúcar, isto faz com que penetre mais líquido que sai, acelerando o processo de hidratação da carne, e com isso o suco da carne fica mais concentrado e não se perde na marinada.
Bem veremos no domingo como vai ficar, acompanhem!!! [ ]s


Pernil temperado com sal, pimenta, alho,
cebola, salsinha, cebolinha, alecrim e o "segredo
de estado" suco concetrado de uva com maçã...
... depois completa com água para ficar 
imerso na marinada. Até domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário