Pesquisar neste blog sobre...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Receita do Dia - Lasanha à Bolonhesa

Feriado, "preguicinha" de fazer algo mais elaborado resolvi fazer uma lasanha à bolonhesa, que todo mundo sabe fazer, isso é tranquilo, um molho à bolonhesa...

História...
Molho à bolonhesa (ragù alla bolognese em italiano, também conhecido pelo termo sauce bolognaise em francês) é um molho para macarrão feito com carne e molho de tomate que origina na Bolonha, Itália. Geralmente é confundido o molho bolonhês com molho de tomate, mas receitas autênticas tem só uma quantia pequena de tomate.
As pessoas de Bolonha (Bolonha (Bologna em italiano) é uma comuna italiana, capital e a maior cidade da região da Emília-Romanha, província de Bolonha, com cerca de 369.955 habitantes. Localiza-se no centro norte do país. Estende-se por uma área de 140 km², tendo uma densidade populacional de 2.643 hab/km² - Matematicando... Você que vai fazer o ENEM não esqueça que a densidade poopulacional nada mais é do que uma "fração", isso mesmo, e sempre cai alguma pergunta sobre este assunto: a densidade populacional você nota que é uma fração quando observa sua notação hab/km², logo densidade = ao total de habitantes / (pela) extensão territorial da região, então será que podemos encontrar qual é a população de Bolonha tendo sua extensão e sua densidade, claro né, ficaria 2.643 = hab / 140 => hab = 2.643x140 = 370.020 habitantes. Voltando... servem o famoso ragù tradicionalmente com tagliatelle fresco (bolognese de alla de tagliatelle). Menos tradicionalmente, o molho é servido com rigatoni ou usado como o recheio para lasanha ou cannelloni.
A receita, emitida em 1982 pela delegação bolonhesa da Academia da cozinha Italiana, contém carne de boi, pancetta, cebola, cenouras, aipo, pasta de tomate, caldo de carne, vinho branco, e (opcionalmente) leite ou nata. Porém, receitas diferentes, longe da tradição bolonhesa, fazem uso de carne de porco cortada, galinha ou fígado de ganso junto com a carne de boi ou carne de vitela para variedade, ou usa manteiga com óleo de azeitona. (Wiki)

... Segue de uma cebola picada, 500g de carne moída de 1ª (alcatra de preferência), um alho picado, frita bem, 3 tomates picados, uma lata de molho de tomate, azeitonas picadas e temperos à vontade e a gosto. Eu faço uma coisinha diferente dos outros, quando começo a montar a lasanha, sempre coloco uma camada de presunto e queijo parmesão, intercalando, às vezes ainda, junto com o presunto e com o queijo creme de leite, hummmm fica muito bom!! Ahhh, parabéns  para quem inventou a massa fresca hehehe, parei de me queimar com a lasanha cozida, hahahaha. Forno médio e com diz nossa amiga Julia - "Bon Apetit!"
 Lasanha de Propaganda da Sadia, hehehehe!

3 comentários:

  1. hummmm...isso tá com uma cara boaaaaa..
    acho q tô com fome...
    prof mau, muito mau (com u mesmo)kkkk
    fui, esse blog me deixou com fome....

    ResponderExcluir
  2. aí prof...gostei, visitinha agradável...gostou do travesseirinho de wallace? realmente ficou lindinho...aff tenho q correr e fazer minhas encomendinhas prof, tenho travesseiros e galinhas gordas pra entregar mas cmo né se fico vadiando pela net afora kkkk... bem agora vossa alteza poderia entrar na nossa comunidade de maquina de fazer pão & cia lá no orkut que acha?
    os amigos meninos de lá adorariam ter mais um padeiro como membro viu? bjus prof a vc e aos seus..bjim amalia, vc tem um tesouro nas mãos flor eaff ainda faz rango, quer coisa mais gostosa?
    prof sou do paraná viu!!!! tá, só nasci e saí com 2 anos mas sou pé vermelho...kkkk
    pensa uma paranaense com familia inteirinha mineira, de mãe e de pai...aff a agora de sogro..kkkk ai chega fui.

    ResponderExcluir