Pesquisar neste blog sobre...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Receita do Dia - Creme de Feijão com Couve e Bacon

Ahhhhhhhh frio, quem me mentiu dizendo que em Toledo não fazia frio??? Não tão quanto minha terra natal Guarapuava mas faz frio sim, e dá geada também! Esta noite fez 28.4 ºF, uau que calor!!!!! Nada, está em Fahrenheit, lembram como se faz a conversão? Não? É bem simples:

Para fazer a conversão de graus Fahrenheit para Celsius é necessário pegar a temperatura em Fahrenheit, subtrair 32 e dividir o resultado por 1,8. Exemplo: 28,4ºF – 32 = -3,6 e dividir o resultado por 1,8 = -2°C.
Para fazer a conversão de graus Celsius para Fahrenheit é necessário pegar a temperatura em Celsius, multiplicar por 1,8 e somar 32 ao resultado: -2ºC x 1,8 = -3,6 + 32 = 28,4°F. 
O grau Fahrenheit é uma escala de temperatura proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Nesta escala o ponto de fusão da água é de 32 °F e o ponto de ebulição de 212 °F. Uma diferença de 1,8 (ou... atenção Enemzandos e Vestibulandos os 9/5 que aparecem naquela fórmula que vocês tem que decorar, lembram?) grau Fahrenheit equivale à de 1 °C.

Bem, nada melhor que para esquentar do frio que um creme suculento para aquecer e repor as energias que o frio consome. A receita de hoje é creme de feijão com couve e bacon, diferente da sopa de feijão com macarrão, este é bem cremoso.
Ingredientes: 

500 g de feijão preto - tipo 1
400 g de bacon
8 folhas de couve
1 cebola
1 tomate
1 dente de alho
1 folha de louro
Sal, pimenta, orégano e salsinha

Preparo:

Lave e escolha bem o feijão. Coloque para cozinhar em panela de pressão com bastante água, em fogo baixo por 50 minutos. Reserve. Corte o bacon em cubinhos e frite numa panela alta até ficar crocante. Retire o excesso de gordura da panela, pique a cebola e frite junto com o bacon. Depois de dourada, acrescente o alho, doure e em seguida o tomate. Reserve. Lave bem as folha de couve e deixe-as no vinagre com água para uma limpeza completa. Retire os talos, enrole a folhas e "sem preguiça" e com uma faca de boa qualidade, faça finas tiras de couve. Após cortá-las, pique mais um pouco com a faca para diminuir o tamanho das tiras. Aqueça novamente a panela com o bacon, cebola, alho e tomate e acrescente a couve, deixe murchar um pouco. Bata o feijão no liquidificar, o que eu tenho é moderno e possui uma peneira dentro dele com isto não preciso passar na peneira, caso o seu não possua este recurso, após bater passe na peneira, o creme fica mais gostoso e sem a pele do feijão. Misture o peneirado na panela do bacon e deixe aquecer em fogo baixo. Faça torradas com os pães adormercidos (isso eu acho esquisito!) e sirva o creme com um bom vinho paa aquecer mais ainda neste inverno rigoroso. Bom apetite!!! Ah mais uma coisa, nós aqui gostamos bem cremoso, por isso não acrescentamos muita água depois de batido, tem alguns que gostam como sopa mesmo, bem aguado, eu não recomendo experimenta o creme que você não vai se arrepender. Mais uma dica, quer deixar com mais "sustância", pode acrescentar paio, linguiça calabresa e constelinha defumada, quase uma feijoada, hehehe! [ ]s

Nenhum comentário:

Postar um comentário