Pesquisar neste blog sobre...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Receita do Dia - Tarte Tatin ou mais conhecido como Torta de Maçã

Esta receita eu aprendi com a Chef Heaven Delhaye (ai ai ai... suspiros) não perco ela aos sábados de jeito nenhum e de repente a Amalia apareceu com um rolo de massa folhada em casa para nós fazermos alguma coisa, então recorri a esta que achei "hiper fácil", mais é deliciosa e não tem erro...

Ingredientes:

10 maçãs sem casca
120g de manteiga sem sal
1 copo de açúcar
1 pacote de massa folhada
Nata para acompanhar ao servir

Preparo das Maçãs: Em uma frigideira que possa ir ao forno ou uma forma que você possa coloá-la na boca do fogão, derreta a manteiga e acrescente ½ copo de açúcar. Este é o passo essencial para o visual do prato. Distribua as maçãs cortadas em quatro, logo estaremos trabalhando com partes fracionárias (eita olha a fração aí genteeeee) 4 partes de 1/4 = 4. 1/4 = 1 inteiro, com a parte de fora da maçã para baixo, criando um formato de flor, de forma a cobrir a base da frigideira e, para preencher os espaços vazios e criar as novas camadas, utilize-as cortadas em oitavos (isto é, as partes cortadas em 1/4 agora serão divididas por 2, logo 1/4 : 2, uso a regra: multiplico a primera fração pelo inverso da segunda ficando 1/4 . 1/2 = 1/8), deste modo, todas cozinharão por igual. Como esta "tarte = torta em francês" é servida invertida, tenha toda a atenção possível à primeira camada de modo a que fique perfeita.  Depois de completá-la até ao topo com as maçãs, povilhe com o restante do açúcar e leve-a ao fogo médio por cerca de 20min até que nas bordas da frigideira comece a borbulhar uma calda caramelada.

Preparo da Massa: Espalhe um pouco de farinha de trigo numa mesa e abra a massa folhada até atingir um tamanho circular e adequado para cobrir por completo a frigideira. Cubra as maçãs e, se sobrar massa nas bordas, dobre-a para dentro. Leve ao forno pré-aquecido a 356 °F, sem dourador, por, aproximadamente, 30 min., ou até a massa crescer e ficar crocante. A parte mais complicada da Tarte Tatin é invertê-la Isto deve ser feito com ela ainda quente de modo a evitar que o caramelo endureça e a tarte fique colada. Sobre a frigideira, coloque um prato grande e um pouco fundo, por causa do molho de caramelo. Com firmeza e num movimento rápido vire-a sobre o prato. Sirva com um pouco de nata. Se preferir, poderá fazê-lo com sorvete, pois também fica uma delícia! Um super clássico da culinária francesa! "É nóis nos francêis!!!"


Acomoda as frações de maçã na 
frigideira/forma.
Depois de douradas acomoda 
a massa e forno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário