Pesquisar neste blog sobre...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Receita do Dia - Ceaser Salad "Salada do Cesar para nós Simples Mortais"

Um pouco de história... Era uma vez... Minha vó contava... Diz a Lenda... 

É a mais popular salada americana. Chegou ao Brasil só nos anos 80, como uma grande novidade. O nome, diferente do que se possa pensar, não é homenagem ao grande imperador romano Caius Julius Caesar (44 a.C.) - que defendeu homens simples contra o poderoso Pompeu, se apaixonou por Cleópatra, foi traído pelo amigo Brutus e acabou assassinado no Senado a golpes de punhal. O "Caesar" da salada, apesar de também romano, é outro. Trata-se de Caesar Cardini - que, junto com seu irmão Alex, deixou Roma para fundar o hotel "Caesar Place". Em Tijuana, no extremo norte do México, junto ao oceano Pacífico.
O lugar não foi escolhido por acaso. É que, por esse tempo, vigorava nos Estados Unidos a Lei Seca - que proibia fabricação, venda, transporte, importação e consumo de qualquer bebida alcoólica no país. O crime organizado aproveitou a restrição e grandes fortunas foram feitas, com o comércio clandestino de bebidas. Nasceram Al Capone, Lucciano e os grandes nomes da máfia. Mas também floresceu a venda livre dessas bebidas em cidades da fronteira. Entre essas cidades Tijuana, que ficava bem pertinho da próspera San Diego. Voltando a Caesar Cardini deu-se que, no feriado de 4 de julho de 1924, estava completamente lotado seu hotel com escritores, políticos, atores de Hollywood - 4 de julho, bom lembrar, é o dia da Independência americana. Nosso 7 de setembro. E já começava a faltar comida na despensa. O chef se viu então obrigado a improvisar, com os poucos ingredientes que lhes restavam. Para manter as aparências anunciou, aos impacientes ocupantes das mesas do restaurante, que iria servir o mais novo prato do cardápio. A salada foi preparada em um palco, tendo ao lado o proprietário do hotel, na frente de todos os clientes. Um verdadeiro show, para desviar a atenção dos poucos ingredientes a serem usados. Como novidade absoluta, acrescentou-se ao molho da salada gemas cruas de ovo - depois proibidas por produzir, esse ovo cru, contaminação de salmonela. (Lecticia Cavalcanti, colunista do Terra Magazine, é Lecticia mesmo não está errado!).

Mas eu costumo dizer que uma salada bem arrumada e colorida quando você está de dieta, vai que é uma beleza, o Ceaser Salad nada mais é que uma salada comum, colorida e bem apresentada super fácil, nada de segredos e deliciosa, no meu emagrecimento eu fazia uma travessa grande e só ia aumentando com as torradas, que aqui se chamam "croutons", mas ajuda e muito a disfarçar a fome...

Ingredientes (como a própria história conta, o que você tiver sobrando na geladeira, mas...):

1 pé de alface americana.
3 pães torrados na frigideira ou na torradeira cortados em cubos.
Azeite de Oliva à vontade.
2 dentes de alho (este é o da receita, eu não ponho de jeito nenhum!!!).
Suco de 1 Limão. 
6 filés de anchova (também da receita, eu troco por peito de peru light fatiado, e você???).
2 colheres (sobremesa) de mostarda Dijon (a minha é Lorenz mesmo!).
2 colheres (sobremesa) de molho inglês (eu coloco Shoyu Sakura, acho mais doce e mais suave).
Sal, pimenta a gosto.
½ pacote de queijo parmesão em lascas (não o esfarelento parecendo farinha de mandioca).
 
Na minha receita, ainda acrescento cubos de queijo minas e 6 tomates cereja cortados ao meio.

Preparo:  Ah, isso é brincadeira... Lave bem as folhas de alface, deixe na água com vinagre por alguns minutos, faça os croutons, além de simplesmente torrar o pão existe outra maneira que os chefs fazem que é passar no azeite de oliva e levar ao forno. Prepare o molho, misture o suco de limão, a mostarda e o shoyu (se for usar a original coloque alho e as anchovas e bata no liquidificardor). Azeite vá colocando aos poucos, em fio, como se faz no preparo da maionese. Rasgue as folhas de alface, arrume numa saladeira, espalhe o peito de peru defumado em lascas, o queijo minas em cubos, os tomatinhos e os croutons, tempere com sal, pimenta (eu coloco ainda um pouco de orégano). Coloque o molho numa molheira (lógico)  para regar na hora de servir. Delíciiiaaaaaaaa e não engorda, a garantia soy jo!!! [ ]s    

Variações para você não ficar enjoado(a) com a mesma salada na dieta: tire o peito de peru e coloque fatias e maçã verde e manga. Outra, no lugar do queijo minas, abacaxi que combina muito bem com o peito de peru defumando, se não gosta de peito de peru, tem um lombo defumado da Aurora (olha o merchan aí genteeeee) que é muito gostoso e não é salgado como os outros. 
Outra ainda, no lugar do molho faça o de iogurte que eu dei a receita dias atrás é só procurar também fica muito bom.
Mais ainda, mude as folhas, troque por rúcula, alface crespa, radicce, almeirão ou um pouco de cada, aproveite!!!

3 comentários:

  1. eu adoro essa salada, super pratica e facil de fazer. Eu acrescento uva passa na minha salada, e as vezes uns pedacos de maça. Fica daqui ó!!! :)
    Bjo, Angelica.

    ResponderExcluir