Pesquisar neste blog sobre...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Kassai Café - Torrefação de Café Gourmet

Estou em São José dos Pinhais, fui a (se volto de "dê" crase pra quê?) Curitiba fazer a última prova da disciplina de Análise Numérica do meu doutorado e "ganhei" alguns dias de estadia na casa dos padrinhos do Murilo aqui em São José dos Pinhais. Então, passeando e deixando passar o dia aqui me deparei com uma cafeteria com o nome de Kassai Café no centro de São José, na rua Isabel Redentora (acho que é esse o nome), entrei para conhecer. 
Não sei porque mas estou ficando meio "viciado" no tal café expresso - do italiano caffè espresso, frequentemente referido como expresso ou espresso. É uma bebida à base de café preparada através da passagem de água muito quente (mas não fervente) sob alta pressão pelo café moído. Foi criado e desenvolvido na Itália desde o início do século XX, mas até a década de 1940 era preparada sob pressão de vapor. O café expresso tradicional, em máquina profissional, é feito sob a pressão de 900–1000 kPa - Kilo Pascal ou  9–10 atmosferas ou bars. O pascal (símbolo: Pa) é a unidade padrão de pressão e tensão no SI, Equivale a força de 1 Newton aplicada uniformemente sobre uma superfície de 1 m2. É daí que vem aquela piadinha matemática que poucos ou ninguém entende, porque precisavam desta informação anterior para assimilar sua graça: 

"Newton, Pascal, Einstein, Aristóteles e vários outros cientistas importantes estavam no céu, quando um deles sugeriu que brincassem de esconde-esconde. Einstein começou a contar e todos se esconderam, menos Newton que desenhou no chão um quadrado com 1 metro de lado, onde ficou parado. Quando Einstein terminou de contar, perguntou para o Newton por que não havia se escondido ainda.
O que ele respondeu?
- Eu não sou Newton, sou Pascal... = 1 N/m²."
 Bem... voltando... entrei, pedi um Latte Machiatto que é o espresso maior com leite vaporizado. Veio uma taça linda, bem preparada e com um sabor fabuloso. Como bom guarapuavano/toledano que sou já comecei uma conversa com as proprietárias do café, as irmãs Carla e Daniele (ahááá falei para elas que não ia lembrar mas lembrei!) e trocamos várias informações sobre café, o interesse de cada um, se tinham algum parentesco com a proprietária do Le Café do Mercado Municipal de Curitiba, o que eu fazia em São José, etc. O papo foi se alongando enquanto degustava meu Latte, me informaram que aqui em São José existia uma torrefação de grãos de café gourmet, o qual era o nome do seu estabelecimento, o KASSAI CAFÉ. Fiquei um pouco confuso, mas depois entendi... assim... o Kassai Café - Torrefação de Café Gourmet de propriedade do Sr. JORGE LINITI KASAI (agora não me pergunte pq o nome dele só tem um "s"), como ele mesmo diz: "Trata-se de café GOURMET tipo exportação especialmente preparado para extração do verdadeiro aroma e sabor do café espresso Brasileiro", fica localizado ao lado do Colégio Tradição, onde a minha "comadre" Neiva trabalha e, além de torrefação (café torrado em grão, para utilização via máquinas automáticas para extração do café espresso), ainda comercializam café torrado e moído para utilização no sistema tradicional (coador), prestam consultoria em projetos de cafeterias e afins, ministram curso de BARISTA, TORRA e COMPOSIÇÃO (BLEND),  possuem plantação de café e acima de tudo são EXCELENTES PESSOAS, pois cheguei lá para conhecer e fui excepcionalmente bem recebido pelo próprio Sr. Kasai. Tivemos uma conversa muito bacana, me explicou tudo sobre seu "PROJETO INVESTIDOR KASSAI CAFÉ" já tomando rumos internacionais, projeto este, já apresentado em grandes revistas de circulação nacional.

Durante a nossa conversa, perguntei sobre os cafés do Jacu e do Kopi Luwak, aquele que comem a fruta e "cagam" o grão e você "espertão" vai pagar R$ 25,00 por um cafézinho porque dizem que o sabor é único, argh! Ele deu risada, aí eu falei que o Kopi tinha no seu suco gástrico uma propriedade que deixava o café doce, ele me diz: "Mas o café é doce!" Eu em minha nobre ignorância nem imaginava que o fruto do café era doce mesmo.  O sr. Kasai me levou até um pé de café na empresa, tirou um fruto e me ensinou a comer, gente que coisa mais deliciosa... Bem alguém que planta café ou já conhecia o que eu estou escrevendo deve estar se "partindo de rir" mas eu particularmente só conhecia o café em grão torrado ou moído. Foi desta forma que ele me ensinou que, quando o fruto seca o "doce" passa para dentro do café, então com palavras dele (Sr. Kasai) "É Lenda!". Adorei a visita e tive mais uma vez a oportunidade de me aprofundar em um assunto que só "ingeria" mas nem sabia o que estava "ingerindo".

Sr. Kasai tirando o fruto do café do pé... o fruto... e eu experimentando!!!

 

Obrigado Sr. Kasai, sucesso em seus negócios e o sr. deu um enorme exemplo de receptividade, carisma e visão empresarial que muitos deveriam ter, principalmente respeitar seus clientes, como ele próprio diz: "Não cobro nada de niguém, se você não quiser comprar meu café tudo bem, mas eu sei que você eu o atendi bem e que tenho a certeza que você retornará". [ ]s Sr. Kasai. 
Então... aí fica uma dica para os interessados em café espresso que curtem como eu e minha esposa algo bem preparado com arte e sabor, diferente dos "pingados" da vida. Se você vier a São José ou tem interesse sobre cursos etc, entre em contato, tenho a certeza que o Kassai Café estará de portas abertas para você.

2 comentários:

  1. E aí Xará! Gostei muito do texto, ainda mais de você falando sobre o "fruto" doce, pois me lenbrei de quando eu era pequeno lá em Bandeirantes e que não sei pro que cargas d'águas nasceu um pé de café muito bonito no meio do jardim de casa. Fiquei um tempão encucado com minha avó - quantas saudades! - pois eu via ela andando em direção ao pé de café , passava a mão em um galhinho e puf....passava a mão na boca! Um dia não me aguentei e perguntei pq ela fazia aquilo e ela sorrindo me mostrou a lingua com um grão de café vermelhinho na ponta! Fiz uma cara estranha mas esperimentei o grão! Daquele dia em diante não sobrou mais café pra colher naquele pé!........rs
    Aproveito a oportunidade pra te dar os parabéns atrasado, a Andréia me disse que o almoço estava show de bola!
    Abração e boa viagem!

    ResponderExcluir
  2. ÊÊÊÊÊÊ amigão... valeu pelos parabéns, pois é, vivendo, "comendo", "bebendo" e aprendendo! kkkk, ah o amoço fica pra próxima hehe!

    ResponderExcluir