Pesquisar neste blog sobre...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Receita do Dia - Batata Gratinada

Olá, pessoal, depois de um bom tempo de parada para terminal os estudos do 1º ano do doutorado,- ufa consegui só faltam 2 1/2) estamos de volta à ativa!
Sei que sentiram minha falta, quer dizer, falta das receitinhas rápidas, práticas e deliciosas, mas agora temos tempo para atualizar nosso blog!
Esta receita é de batatas recheadas e douradas ao forno, amo, adoro mas controlo a gula, kkkk. É para acompanhamento do prato principal, ou de entrada, ou mesmo como fazemos só ela e nada mais, porque, além de ser rápida sustenta um monte!

Ingredientes (para 5 pessoas):
5 batata grande pré-cozida por pessoa;
3 colher (sopa) de manteiga;
200g de bacon frito (ah, logo logo vou fazer bacon no microondas, tá, aguardem);
1 pitada de sal;
1 copo "cristal da CICA" de leite;
300g de queijo Catupiry;
300g  de queijo mussarela ralado;
1 "punhado" de cebolinha fresca;

Preparo: Você pode escolher de fazer as batatas com ou sem casca, no meu caso vou fazer com, ok!  Então, lave bem as batatas e pré-cozinhe rapidamente em água fervente.  Retire uma tampa da batata "cavocando" o miolo para o recheio. Coloque o miolo em uma vasilha e amasse-o bem transformando em purê. Tempere com a manteiga, o leite, o sal, o bacon, o queijo Catupiry, a mussarela e a cebolinha. Misture e recheie as batatas generosamente. Por último, coloque alguns pedaços de bacon e dê uma leve chuva de queijo mussarela ralado. Leve ao fogo forte para gratinar e sirva bem quente depois de regar com um fio de azeite. Julia diz: "Bon Apetit!"

MATEMATICANDO...

Apesar de tudo o que aocnteceu no ENEM deste ano, eu fiquei muito contente com as questões de matemática, achei elas bem acessíveis e bem elaboradas. Bem, nas minhas dicas  do blog eu acertei umas 8 questões kkk, contando com essa aqui que achei muito boa, fácil e não dava para perder de jeito nenhum, só matemática essencial. 
A pergunta era: Se uma menina, com 64Kg de massa, apresenta IMC igual a 25 Kg/m², então ela possui RIP (rest in peace??? Ui! kkkk) de?

Cara, muito fácil esta, sem problema nenhum para resolver porque era só fazer o q???? Claro, encontrar a altura da menina, porque vc tinha o IMC e a massa na 1ª equação, encontrava a altura e substituía na 2ª. Vamos lá...

25 = 64/h² -> 25.h² = 64 -> h² = 64/25 -> h² = 2,56 -> h = raizq(2,56), vixi profe pifouuuu, não sei tirar a raiz quadrada com vírgula, tá e daí?? Tire a vírgula oras bolas!!! Multiplique por 100 depois no resultado vc divide por 10??? Sim, qual é a raiz quadrada de 100, é 10! Então fica h = raizq(256) = 16, lembra é só fatorar em números primos, está no exercício resolvido anteriormente no blog, daí h = 1,6 por dividir por 10. Pronto agora é só ir para a segunda, opppppppsssssss, para lá!!!

Observe que a altura está em CM, aí estava a maldade do elaborador do exercício que sempre comento, então transforme 1º de M para CM, lembra??? Descendo é só... multiplicar por 10 para DM, de novo por 10 para CM, isto é, multiplicar por 100, então 1,6*100 =  160 cm, agora sim, vamos para a outra...

RIP (rest in peace???) = 160 / raizcub(64), e a raiz cúbica de 64, é bem esta que eu fatorei no exercício passado no blog, então veja lá, RIP = 160 / 4 = 40 cm/Kg^(1/3).

Belezinha né!!! Aproveitando eu vou fazer a minha RIP = 174 / raizcub(89) =  38,97, agora se isso é bom ou ruim tenho que pesquisar, [ ]s pessoal!

2 comentários:

  1. ui, prof...que delicinha em...tô fominha, rsrsrs
    arrasou em parabens..bjus a todos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cleusinha, este modéstia a parte minha filhota adora, bjooo

    ResponderExcluir