Pesquisar neste blog sobre...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Receita do Dia - Macarrão com Molho Branco / Bechamel

Olá pessoal, tudo bem? Acho que chega de molho de tomate nos "miojos" da vida, vamos preparar um macarrão com molho branco / bechamel (existe uma pequena diferença entre eles, mas no fundo são os mesmos). Muitos sabem fazer mas tem medo de "empelotar" o molho branco, eu tenho um segredinho que nunca empelota e fica bem gostoso. Então, lápis e papel na mão e liga a impressora para anotar os ingredientes:

75g de manteiga, hummm... margarina dá também. mas cuidado na quantidade. 75g usando o raciocínio da receita anterior, risque o tablete de manteiga no meio 2x100g, depois a metade da metade 4x50g, aí risque 1 1/2  (fração mista, 1 inteiro e 1/2 - para transformar para fração imprópria mutiplica o inteiro pelo denominador e soma com o numerador -> 1.2 + 1 = 3 e repete o denominador 3/2) metades, você tem 75g exatos.
3 colheres de sopa de trigo.
1 litro de leite.
Sal, pimenta, noz moscada a gosto. A noz moscada tem que ser pouca porque seu gosto é marcante, mas não deve faltar.

Preparo: Derreta toda manteiga numa panela, deixe aquecer bem, acrescente o trigo e mexa para espalhar e fritar bem o trigo, nesta hora você verá que vai virar um creme espumoso, se não virar o creme acrescente mais um pouco de manteiga, isso já é um segredo para não empelotar. Deixe fritar bem o trigo, isso tira o seu gosto no molho, até mudar a cor para um amarelo escuro, mexendo sempre. Agora vai acrescentando o leite de pouco em pouco, você vai obtendo o creme, cada vez que quase secar, acrescentar mais leite, e assim vai. Quando terminar o leite tempere a gosto. No molho bechamel os grandes chefes no primeiro momento antes do leite, eles variam, colocam vinho branco, conhaque, várias especiarias, etc. Não tenha medo, arrisque, caso "empelote" acrecente o leite de deixe ferver, quando estiver bem quente vai mexendo (se tiver um fuê, batedor para cozinha melhor), mas não precisa de liquidificador, é bobagem. As opções que você pode fazer para mudar um pouco o sabor do seu molho branco é colocar champignons, alcaparras, bacon (se fizer, frite bem eles e retire a gordura), cubos de frango no momento da manteiga, deixa fritar e depois acrescenta o trigo. Cozinhe o macarrão que desejar da forma mais simples possível, água, sal e um pouco de óleo., misture no molho e sirva com um bom vinho branco suave. Você vai impressionar!!!
Ah, seu macarrão gruda? É só cozinhar em água abundante.

Façam e me relatem suas experiências, ok!!! [ ]s

Nenhum comentário:

Postar um comentário