Pesquisar neste blog sobre...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Receita do Dia - Panqueca Rechecada Salgada e Doce

Hummm, panqueca é gostosa, fácil e rápida de preparar, para você que mora sozinha e quer impressionar é uma boa pedida, porque você pode preparar antes, deixar descansar na geladeira e só colocar no forno no momento que a(s) visita(s) (sem o "s" seria melhor) chegar e com isto aproveitar mais o bate-papo. Vamos ao preparo...
Para fazer umas 20 panquecas grandes, você vai precisar de...

500ml de leite.
50g de manteiga, de novo o mesmo caso, eu prefiro manteiga, mas caso queira fazer com margarina também dá, mas muda um pouco o sabor. Mas como vou pesar 50g se não possuo balança culinária? Fácil, matematicamente falando vamos retornar a 5ª série e falar sobre fração. 
A manteiga é vendida em barras de 200g, então imaginemos que ela seja uma barra de chocolate e que podemos dividi-la ao meio, temos 2 partes de 100, isto é, 1/2 de 200 = 100, sempre que tivermos "de"  entre a fração e um valor significa multiplicação, logo, 1/2 de 200 = 1.200 / 2 = 200 / 2 = 100. Então, se queremos 50g, isto significa 50 /200  = 1/4 da barra, portanto risque com a faca a manteiga no meio, em seguida risque de novo a metade da metade, isto corresponde a 1/4 da barra = 50g. Com o pote de margarina use o mesmo artifício só que com a colher.
1 pitada de sal, "pitada" sempre você lê assim né, é mais conhecido como meia colher de chá (a de chá é a menor que você tiver), com isto não altera o sabor da doce.
2 xícaras de trigo.
2 ovos.

Coloque no liquidificador o leite e a manteiga, mas com a manteiga faça o seguinte antes, pegue sua frigideira e aqueça-a rapidamente, retire do fogo e coloque a manteiga para derreter rapidamente, derrame no liquidificador sobre o leite, com isto você já unta um pouco a frigideira e a massa fica mais cremosa com ela derretida, experiência própria. Acrescente os ovos, sal e por último o trigo.  Bem, notou que foram os líquidos primeiro, acostume desta forma facilita e muito vida do liquidificador. Bata até conseguir uma massa cremosa, mas consistente. Se você achar que a massa está muito "aguada" acrescente trigo aos poucos. É preferido deixar a massa mais consistente do que aguada. Aqueça novamente a frigideira e com uma concha derrame a massa no centro dela, com a mão faça movimentos para espalhar a massa uniformemente na frigideira, agora fica a seu critério, mais grossa mais massa, mais fina menos massa, não mexa na massa até ela desgrudar do fundo e ficar dourada, vire e deixe dourar o outro lado, retire e coloque num prato, continue o trabalho, o prazer de preparar as massas é fantástico porque você se desliga do mundo. 

Bem com isto, terminamos as massas, agora o recheio fica a seu critério, eu darei quatro dicas para recheio, duas convencionais salgadas e duas doces.

Recheio de Carne Moída:
500g de carne moída de primeira (coxão mole, alcatra).
Azeite de Oliva.
Sal, pimenta, orégano, salsinha, cebolinha a gosto.
1 cebola pequena.
2 tomates.
1 caixa pequena de molho de tomate pronto.

Aqueça o azeite numa panela, corte as cebolas (como já comentei antes, cebola é cortada miudinha) refogue no azeite até ficar dourada, nada de "murchinha", acrescente a carne moída e com um garfo vá desmanchando os "pelotes" que ficam, com isto a carne fica soltinha. Refogue bem até secar toda o suco da carne. Tempere a gosto. Acrescente os tomates (também cortados em cubos pequenos), refogue e em seguida acrescente o molho de tomate. Deixe secar um pouco para não ficar muito, novamente, "aguado". Bem eu prefiro colocar o molho junto com a carne e deixar um pouco do molho de tomate para colocar por cima da panqueca, como está na foto, quando for ao forno, outros preferem somente a carne e todo o molho por cima, fica a gosto. Experimenta os dois e veja o que te agrada mais. Recheie as massas, mas recheie mesmo, panqueca tem recheio, eu já comi panqueca só de massa num restaurante. Coloque num refratário ou numa forma, jogue o molho restante por cima e salpique (salpique, não vem de sal? Vem sim, sal + picar, aspergir de sal, mas também é manchar, borrifar) queijo parmesão, leve ao forno para gratinar. Sirva com um bom... refrigerante, suco, vinho, água, etc.

Outro recheio salgado, serve para você que é exagerado como eu que faço umas 40 massas mais ou menos e sobra muita massa, pois somos em quatro pessoas em casa, é com presunto e queijo e orégano para tomar no café da manhã, fica muito gostoso, ainda mais quando você tem visita em casa, o café fica mais charmoso.

Recheio Doce:  
1 caixa de morangos.
2 colheres de sopa (a maior que você tiver) de açúcar.
1 pote de creme de leite, aquele com o dizer "nata", aqui eu não posso falar a marca porque não pagam merchandising (Merchandising não tem tradução para o português mas todos sabemos que é propaganda) mas o que eu mais gosto é o da "Frimesa". Deixe o pote na geladeira na parte mais fria conhecida como lá embaixo, para ele ficar mais consistente.
Lave os morangos, retirando as folhas e corte em pedaços médios. Coloque-os numa panela, junte o açúcar, os morangos irão soltar sua água e vai formar uma calda. Deixe a calda  engrossar, mas que os morangos não desmanchem, não é para fazer doce, somente deixá-los murchar um pouco e formar a calda.
Pegue uma massa e retire dela várias tiras largas de massa. Recheie as massas da seguinte forma, coloque uma porção bem agradável de morangos no centro da massa, acrescente uma colher de creme de leite, verifique que ele esteja consistente, junte as pontas para cima e amarre com a tira de massa. Leve ao forno já aquecido ou ao micro-ondas (tem hífen sim, nova ortografia) só para dar uma aquecida, polvilhe açúcar e canela na hora de servir. Este será um charme, acompanhe com uma boa água, para não perder o paladar.

O outro recheio doce é o famoso Romeu e Julieta (goiaba e queijo ou queijo e goiaba), que alguns pedem Adão e Eva e o garçom nem faz ideia do que você está falando, história de um famoso da televisão. Este também serve no café da manhã posterior ao de presunto e queijo.

Bem, vocês me desculpem, mas tenho que ir preparar nosso almoço, que será... Panquecas!!!
Espero que tenham gostado, [ ]s!! 

2 comentários:

  1. Muito útil esse post. Amo panquecas!!!!
    Vou experimentar essas no fim de semana!

    ResponderExcluir