Pesquisar neste blog sobre...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Receita do Dia - Tomates Recheados com Linguiça e Ricota

Hummm esta é muito gostosa, adooooorrrrrooooooooo!!!

Ingredientes:
10 tomates tamanho médio.
300 g de linguiça pura defumada, não é calabresa, aquela de "vorta" que fica "pindurada" no armazém.
300 g de ricota fresca.
50 g de farinha de rosca.
50 g queijo parmesão ralado.
1 cebola pequena.
3 dentes de alho.
1 maço de salsinha fresca.
1 maço de cebolinha fresca.
Azeite de oliva para regar.
Sal, pimenta e orégano.

Se um tomate médio tiver em torno de 7cm de diâmetro, isto indica que o raio é 3,5cm, lógico. O raio é a metade do diâmentro. Mas se vamos rechear este tomate "oco", qual seria o volume de recheio necessário? Então, lembrando que o tomate tem a forma de uma esfera e que o volume da esfera é dado por V = 4/3.pi.r³ e que já sabemos o raio da esfera, considerando pi = 3,1416, calculamos aproximadamente  V = 4/3.3,1416.(3,5)³ = 179,60cm³ por tomate. Como são 10, o volume total de recheio é de 1796cm³. Logo, uma panela de 20cm de diâmetro com 10cm de altura resolve nosso problema? Vamos ver... Volume do cilindro é V = pi.r².h, fácil de lembrar V = área do círculo X altura do cilindro. Calculando... V = 3,1416.(10)².10 = 3141,6cm³, "dá e sobra". Não considerei a grossura da "carne" do tomate, que é a nossa diferencial dx, da casca até a polpa.

Preparo: Lave bem os tomates e corte a tampa com uma faca de ponta. Retire toda a polpa do tomate tomando o cuidado para não perfurar a casca. Tempere com sal, pimenta, orégano e regue o fundo com um pouco de azeite de oliva, reserve. Corte a cebola em pedaços pequenos, aqueça uma panela acrescente azeite de oliva e frite até começar a murchar. Esmague o alho, descasque e "pique" bem. Coloque na panela para fritar junto com a cebola até dourar. Retire a "tripa" que protege a linguiça desmanchando-a. Caso seja bem defumada, "pique" bem, acrescente na panela fritando bem. Desmanche com um garfo a ricota e acrescente na panela. Deixe fritar bem. Retire do fogo. Corte a salsinha e a cebolinha e acrescente na mistura. Recheie cada tomate, misture a farinha de rosca com o queijo  parmesão e coloque por cima de cada um formando uma tampa. Leve ao forno alto pré-aquecido a 250 ºC por uns 20 minutos ou até dourar e assar o tomate. Não deixe passar demais, senão na hora de servir o tomate desmonta. Acompanhamentos: arroz e uma salada a gosto. Sirva com uma boa cerveja, água, refrigerante ou suco.
Ah, não desperdiçe a polpa, bata no liquidificador com cebola, alho e sal e congele para  um molho futuro. Bom apetite!!

domingo, 30 de maio de 2010

Atenção... Utilidade Pública!!!

"Nos últimos dois anos foram confirmados pelo menos três surtos de botulismo por ingestão de palmito. O primeiro caso ocorreu no Estado de São Paulo em setembro de 1997 e, no início de abril deste ano, a Secretaria de Saúde do Estado confirmou outro caso.
O botulismo é uma intoxicação de origem microbiana. Até o momento, os casos ocorridos no Brasil se referem ao botulismo alimentar causada pela presença da bactéria Clostridium botulinum. Por se tratar de uma bactéria presente no meio ambiente, é comumente encontrada em solos e superfícies de vegetais.
A intoxicação causada pelo consumo de alimentos contaminados por esta toxina causa paralisia muscular, podendo até matar. Os primeiros sintomas, que podem aparecer entre 18 e 36 horas após a ingestão do alimento contaminado, são boca seca, visão dupla, náuseas, vômitos, cólicas e diarréias. Depois surgem sintomas neurológicos, como paralisia facial, que terminam com problemas respiratórios.  " 

Fonte: Site INMENTRO - http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/palmito.asp

Porque isso? Ontem comprei dois vidros de palmito tipo Palmeira Real da marca Real Gourmet - Copagro e no lote 554/2010 F 25/03/2010 e V 25/03/2012 um deles apresentou este aspecto esverdeado constatado nas fotos abaixo. Encaminhei um e-mail à empresa responsável com as fotos. Logo que entrem em contato coloco a justificativa no blog. 
Portanto consumidores, cuidado com este lote, se um vidro está comprometido,pode ser que todos contenham o mesmo problema. Eu vou devolvê-los ao supermercado onde comprei para que seja encaminhado para análise.

Este foi um serviço de utilidade pública. Cuide de sua saúde!!!!

sábado, 29 de maio de 2010

Receita do Dia - Pãezinhos Recheados

Sabe aqueles amigos que não avisam que vão te visitar e chegam sem mais nem menos?
Sabe aquele momento em que a fome bate e você não tem nenhuma ideia do que preparar para comer?
"Seus pobremas se acabaram-se!!!", como diria Seu Creiçon.

Esta receita é a solução para seus problemas. Ela é da minha irmã Maisa, fez para um dos anivesários do "Dé" e a gente nunca mais esqueceu.

Ingredientes:
20 pãezinhos de leite ou batata.
400 g de queijo muzzarela.
400 g de presunto.
1 lt de milho.
200 g de requeijão cremoso (1 potinho).
Orégano.

Preparo: O preparo é bem simples, numa travessa "pique" o queijo, o presunto, derrame o requeijão cremoso, o milho e tempere com o orégano, misture bem. Pegue cada pãozinho e com uma faca faça um retângulo na parte de cima. Afunde a ponta da faca até aproximadamente o meio e recorte a tampa com o miolo do pãozinho. Recheie os pãezinho.  Acomode-os numa forma. Aqueça o forno a 180 ºC, asse por uns 20 minutos ou até derreter bem o recheio. Sirva com um bom café, refriferante, suco, etc. Ah, aproveite os miolos que sobraram e asse numa outra forma para fazer farinha de rosca.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Receita do Dia - Filézinhos de Frango com Bacon e Maionese

Este prato é uma receita da nossa amiga Ariane, que anos atrás fez para nós e não esquecemos mais deste prato. Ele rápido e prático, o maior problema é tentar encontrar os filézinho (eles são as peças que ficam embaixo do peito de frango, tipo uma gota caída na lateral, mas se você não encontrar faz com o peito mesmo cortado em filé). Então vamos aos ingredientes...

35,27 oz de filézinhos de frango.
1,10 lb de bacon em fatias.
2,118 oz de maionese (light, limão, comum, a qual preferir).
771,62 gr de queijo parmesão ralado.
Sal, pimenta, suco de limão a gosto.

Preparo: Tempere os filézinhos a gosto. Arrume-os numa assadeira untada, espalhe a maionese, corte ao meio o bacon e arrume sobre os filés. Espalhe o queijo parmesão. Leve ao forno à temperatura de 392 ºF. Sirva com uma salada verde e arroz branco.

Bem vamos às conversões...

1ºC = 33,8 º F          1 grau Celsius = 33,8 graus Fahrenheit
1 g = 0,4 oz               1 grama = 0,4 onças
1 g = 0,0022 lb        1 grama = 2,2E-3 libras
1 g = 15,43 gr           1 grama = 15,43 grãos,
                                        tomem cuidado quem escreve "gramas" como "gr".

É só usar a regra de três, ok divirtam-se!! E bom apetite!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Os "porquês" da Matemática - Parte III

- Professor, por que que no expoente negativo eu inverto a base e mudo o sinal do expoente?

Ah este sim, o "macete" é expoente negativo: inverte-se a base e coloca o expoente com sinal positivo.

Mas novamente não é isso que ocorre. Voltamos a falar nas propriedades de divisão de potência de mesma base, aquela que você repete a base e subtrai os expoentes, o mesmo da Parte I, elevado a zero!

a³ / a² = a³-² = a¹ = a.

Então o expoente fica negativo, quando o denominador possui um expoente maior que o numerador nesta propriedade, veja:

a² / a³ = a²-³ = a -¹. 

- Tá professor, mas desse modo não fica invertido?
Sim, mas é que este exemplo pode ser retornado da seguinte forma: lembando que todo número elevado a zero é um, exceto o próprio zero, temos que aº  = 1, então...

aº / a¹ = aº-¹ = a -¹, logo, a-¹ = 1/a¹.

Isto é, inverto a base e coloco o expoente positivo. OK! [ ]s

Propriedades das Potências 

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mensagem da Nadja Haddad...

Nadja Haddad
Nadja Haddad
Q legal! Adoreiiiii! Receitinhas bacanas e simples. Muito bom! Praticidade é o lema nos nossos dias! Pq não convida amigos, colegas pra postar receitas próprias? Bjsss!

Nadja é minha apresentadora favorita e sou super seu fã, ela é minha amiga no Facebook. Bjo Nadja adoro vc!

Bem pessoal, seguindo a ideia dela, mandem suas receitas favoritas e eu post, ok!!! [ ]s e bjooooss!

Atenção Adoradores de Sobremesas Finas...

Logo, logo a receita de Petit Gateau com Sorvete e Creme de Café. Por Amalia.

Receita do Dia - Pé de Moleque

Na tarde de sábado passado, minha filha Duda estava na casa da Carol (nossa filha neguinha) e ligou para Amalia pedindo a receita de pé de moleque, ouvindo a ligação pensei: "Se elas entenderam a explicação e acertaram a receita, então é porque ela é fácil, rápida e gostosa para acompanhar um chimarrão fim de tarde". Fiz também e deu certo. Logo, segue...

Ingredientes:
250g de amendoim torrado
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água 
1 lata de leite condensado
Margarina para untar a forma
Preparo: Depois de torrar o amendoim e descascá-lo (parte mais chata da receita), coloque em uma panela, adicione o açúcar, a água e em fogo alto mexa sempre. Essa água vai ferver e se transformar numa calda grossa e vai ficar bem pesado para continuar mexendo. Acrescente o leite condensado e abaixe o fogo, mas continue mexendo. O ponto é a seu gosto, se quiser um pé de moleque mais molhadinho, assim que desgrudar do fundo da panela despeje numa foma untada com margarina ou faça pequenas porções com uma colher. Caso você queira mais  sequinho é só deixar apurar mais um pouco. O processo continua o mesmo, forma untada ou pequenas porções com uma colher.

Sirva com um bom Chimas ou sem acompanhamento!!! Essa receita foi sugestão de minha amanda esposa Amalia!

sábado, 22 de maio de 2010

Prato do Dia - Salada Verão

Hoje vou dar a dica de uma salada que gosto muito e me ajudou bastante no meu emagrecimento, porque você pode comer o suficiente que ela te sustenta. O nome salada verão é dado em função ao bem estar que ela proporciona para ficar de bem no verão, mas como estamos no outono acho que ela vai melhor porque segura você nas calorias. Super prática e rápida, pega aí...
1 maço de alface americana.
6 tomates cereja.
2 pimentas de bico.
1 limão (suco).
1 iogurte natural consistência firme.
1 pão torrado
1/2 peça queijo minas frescal.
Sal, pimenta, orégano, azeite de oliva, salsinha (fresca ou desidratada).
Preparo: Lavar bem os tomates e a alface e deixar-los em água com vinagre por uns 30 minutos. Corte a alface como fosse fazer couve picada, em tiras finas. Corte os tomatinhos ao meio, tirando o ponto do cabo. A pimenta de bico, tem esse nome por ter um biquinho na ponta, ela é cheirosa e não é picante, bem pelo contrário bem saborosa. Corte-as ao meio, retire as sementes e pique-as. Corte o pão torrado em cubos, que agora passa a se chamar... tcharam... CROUTONS. Só porque você cortou em cubos tá, senão continuava a ser pão torrado. Corte o queijo também em cubos pequenos. Arrume do seu gosto - ou misture tudo numa travessa ou deixe a alface em ninho e coloque os outros ingredientes no centro.
Molho de Iogurte: Misture o limão com o iogurte e tempere com o azeite, sal, a pimenta e a salsinha a gosto. Este molho dura uns 4 dias na geladeira. Só ele passado no pão integral também é ótimo para dieta.
Sirva com uma boa água!!! Bom apetite.

Variações: Bem você não vai ficar comendo só este tipo de salada, então varie acrescentendo outros ingredientes: se você gostar de palmito, champignon, manga (humm fica delicioso), morango, uva, filézinhos de frango grelhados, maçã e outros que você inverntar, ok!

Bom Dia... Sorria!

A Mulher na Matemática

Esta é velhinha mas eu adoro, mas nada contra vocês "mulhegada" (como diria o Di, hummmm). Beijos!!!


Mas o que seria de nós homens se estes problemas não existissem na nossa vida?? Comentem rapazes, comentem moças...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Receita do Dia - Macarrão com Molho Branco / Bechamel

Olá pessoal, tudo bem? Acho que chega de molho de tomate nos "miojos" da vida, vamos preparar um macarrão com molho branco / bechamel (existe uma pequena diferença entre eles, mas no fundo são os mesmos). Muitos sabem fazer mas tem medo de "empelotar" o molho branco, eu tenho um segredinho que nunca empelota e fica bem gostoso. Então, lápis e papel na mão e liga a impressora para anotar os ingredientes:

75g de manteiga, hummm... margarina dá também. mas cuidado na quantidade. 75g usando o raciocínio da receita anterior, risque o tablete de manteiga no meio 2x100g, depois a metade da metade 4x50g, aí risque 1 1/2  (fração mista, 1 inteiro e 1/2 - para transformar para fração imprópria mutiplica o inteiro pelo denominador e soma com o numerador -> 1.2 + 1 = 3 e repete o denominador 3/2) metades, você tem 75g exatos.
3 colheres de sopa de trigo.
1 litro de leite.
Sal, pimenta, noz moscada a gosto. A noz moscada tem que ser pouca porque seu gosto é marcante, mas não deve faltar.

Preparo: Derreta toda manteiga numa panela, deixe aquecer bem, acrescente o trigo e mexa para espalhar e fritar bem o trigo, nesta hora você verá que vai virar um creme espumoso, se não virar o creme acrescente mais um pouco de manteiga, isso já é um segredo para não empelotar. Deixe fritar bem o trigo, isso tira o seu gosto no molho, até mudar a cor para um amarelo escuro, mexendo sempre. Agora vai acrescentando o leite de pouco em pouco, você vai obtendo o creme, cada vez que quase secar, acrescentar mais leite, e assim vai. Quando terminar o leite tempere a gosto. No molho bechamel os grandes chefes no primeiro momento antes do leite, eles variam, colocam vinho branco, conhaque, várias especiarias, etc. Não tenha medo, arrisque, caso "empelote" acrecente o leite de deixe ferver, quando estiver bem quente vai mexendo (se tiver um fuê, batedor para cozinha melhor), mas não precisa de liquidificador, é bobagem. As opções que você pode fazer para mudar um pouco o sabor do seu molho branco é colocar champignons, alcaparras, bacon (se fizer, frite bem eles e retire a gordura), cubos de frango no momento da manteiga, deixa fritar e depois acrescenta o trigo. Cozinhe o macarrão que desejar da forma mais simples possível, água, sal e um pouco de óleo., misture no molho e sirva com um bom vinho branco suave. Você vai impressionar!!!
Ah, seu macarrão gruda? É só cozinhar em água abundante.

Façam e me relatem suas experiências, ok!!! [ ]s

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os "porquês" da Matemática - Parte II

Enqanto isso, na 5ª série...
- Professor por que na conta 3x = 6, o 3 "passa" dividindo?

Este "macete" entre outros são os mais famosos da matemática: "passar" somando, "passar" diminuindo, "passar" multiplicando, nada mais são do que um raciocínio lógico matemático que todos tem ver com "outros olhos" com os olhos de...



Isso mesmo, com os Olhos de Thundera, porque os alunos podem passar as coisas, mas também tem que saber o raciocío que o leva a passar, porque quando precisar deste recurso vai parar no exercício e... deu branco!

Na verdade, o famoso "passar" nada mais é do que você utilizar um recurso matemático em ambos os lados de uma sentença matemática, seja ela, equação ou inequação. Então no 3x = 6, o passar é dividir ambos os lados da equação por 3, isto é 3x/3 = 6/3, o que você faz de uma lado faz no outro, com isto você não altera o resultado. Seguindo... 3x/3 = 6/3 -> 1x = 6/3 -> x = 6/3, por isso dá se a impressão que o três passou dividindo. Você pode pensar "Ah isso é fácil!".
Mas este "passar" já me apresentou algumas falhas nos alunos, quer ver...
Tempos atrás dando aula numa turma da universidade um aluno usou o recurso de passar, observem:
-3x = 6 -> x= 2, então perguntei o que ele fez com o sinal negativo do três, ele me respondeu, "- Ué professor ele tá negativo e passou positivo!!!!!!!!!!!", com toda esta afirmação até pensei que eu tinha errado em perguntar, hehehehe. É mas isso acontece mesmo. E veja ele levou esta falha até o ensino superior.

No caso 3x - 2 = 4, todo mundo sabe que o dois tá negativo e passa positivo, mas o correto é ver o que realmente acontece, eu preciso tirar o -2 do 1º membro, como faço, somente somando 2 com isto o resultado dá zero, então, 3x - 2 + 2 = 4, só que o que eu faço de um lado devo obrigatóriamente fazer do outro, portanto, 3x - 2 + 2 = 4 + 2, resultando no 3x = 6. Se voê querido aluno começar a ver a matemática com os OLHOS DE THUNDERA tenho certeza que ela lhe será muito agradável! Ok, se ficou alguma dúvida, escreva!!! Ahhhh tomem cuidado com os MOONRÁSSSSSSS a matemática!!! [ ]s

Bom dia... Sorria!!!

O Joãozinho, aquele das piadas da escola, cresceu, casou, ninguém sabe como, arranjou emprego pior ainda, mas bem... mandou seu filho para a escola.
No 1º dia o professor ensina que 1+1=2 e 2+2=4. 
Quando o menino chega em casa pergunta ao pai:
- Quantos são 2+2?
- 2+2 bote aí uns 100.
- Mas o professor disse que 2+2=4.
- Depende das "matemáticas" filhão...

KKKKKKK...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Fim de tarde, friozinho, hummmm pão de queijo, que tal???

Pois é, estava eu estudando agora à tarde, frio e chuva em Toledo, quando me deu uma enorme vontade de comer pão de queijo com um café com leite, delícia. Mas para compartilhar com vocês resolvi experimentar uma receita diferente de um chef japonês Rogério Shimura, diferente dos demais porque vai polvilho doce (aproveitando uma sobra de uma rodada de tapioca que fizemos semana passada aqui em casa) juntamente com o polvilho azedo. Justificativa - como o polvilho azedo faz a massa explodir e crescer, o doce deixa ela mais macia e não fica aquele pão de queijo oco por dentro. Bem vamos à receita.

300g de polvilho azedo.
200g de polvilho doce.
10g de sal.
75ml de óleo.
300ml de leite.
75g de ovos, em média 2 ovos.
300g de queijo meia cura, como aqui no Pr é difícil de achar com o nome de meia cura, procure como Queijo Minas Padrão, é o mesmo.
50g de queijo parmesão 



Preparo: 

Misture o leite e o óleo e leve ao fogo até ferver. Misture as 300g do azedo com as 200g do doce e o sal numa travessa. 







Derrame o leite com o óleo sobre esta mistura para "escaldar" o polvilho. Misture com uma colher, porque vai estar muito quente, quando esfriar um pouco, sovar (amassar) com a mão. Acrescentar os ovos, você notará que a mistura ficou muito mole, não se assuste, é assim mesmo

 
Quando estiver bem misturado acrescente os queijos e você verá que a massa voltará a sua consistência normal. Sovar bem até ficar com a aparência da imagem ao lado. 






Fazer bolinhas médias de acordo com a imagem da mão e colocar para assar em forno médio 200 graus por uns 30 minutos. 


 




 Passe um café, ferva o leite e se delicie, porque eu já fiz isso!!!  



Receita do Dia - Panqueca Rechecada Salgada e Doce

Hummm, panqueca é gostosa, fácil e rápida de preparar, para você que mora sozinha e quer impressionar é uma boa pedida, porque você pode preparar antes, deixar descansar na geladeira e só colocar no forno no momento que a(s) visita(s) (sem o "s" seria melhor) chegar e com isto aproveitar mais o bate-papo. Vamos ao preparo...
Para fazer umas 20 panquecas grandes, você vai precisar de...

500ml de leite.
50g de manteiga, de novo o mesmo caso, eu prefiro manteiga, mas caso queira fazer com margarina também dá, mas muda um pouco o sabor. Mas como vou pesar 50g se não possuo balança culinária? Fácil, matematicamente falando vamos retornar a 5ª série e falar sobre fração. 
A manteiga é vendida em barras de 200g, então imaginemos que ela seja uma barra de chocolate e que podemos dividi-la ao meio, temos 2 partes de 100, isto é, 1/2 de 200 = 100, sempre que tivermos "de"  entre a fração e um valor significa multiplicação, logo, 1/2 de 200 = 1.200 / 2 = 200 / 2 = 100. Então, se queremos 50g, isto significa 50 /200  = 1/4 da barra, portanto risque com a faca a manteiga no meio, em seguida risque de novo a metade da metade, isto corresponde a 1/4 da barra = 50g. Com o pote de margarina use o mesmo artifício só que com a colher.
1 pitada de sal, "pitada" sempre você lê assim né, é mais conhecido como meia colher de chá (a de chá é a menor que você tiver), com isto não altera o sabor da doce.
2 xícaras de trigo.
2 ovos.

Coloque no liquidificador o leite e a manteiga, mas com a manteiga faça o seguinte antes, pegue sua frigideira e aqueça-a rapidamente, retire do fogo e coloque a manteiga para derreter rapidamente, derrame no liquidificador sobre o leite, com isto você já unta um pouco a frigideira e a massa fica mais cremosa com ela derretida, experiência própria. Acrescente os ovos, sal e por último o trigo.  Bem, notou que foram os líquidos primeiro, acostume desta forma facilita e muito vida do liquidificador. Bata até conseguir uma massa cremosa, mas consistente. Se você achar que a massa está muito "aguada" acrescente trigo aos poucos. É preferido deixar a massa mais consistente do que aguada. Aqueça novamente a frigideira e com uma concha derrame a massa no centro dela, com a mão faça movimentos para espalhar a massa uniformemente na frigideira, agora fica a seu critério, mais grossa mais massa, mais fina menos massa, não mexa na massa até ela desgrudar do fundo e ficar dourada, vire e deixe dourar o outro lado, retire e coloque num prato, continue o trabalho, o prazer de preparar as massas é fantástico porque você se desliga do mundo. 

Bem com isto, terminamos as massas, agora o recheio fica a seu critério, eu darei quatro dicas para recheio, duas convencionais salgadas e duas doces.

Recheio de Carne Moída:
500g de carne moída de primeira (coxão mole, alcatra).
Azeite de Oliva.
Sal, pimenta, orégano, salsinha, cebolinha a gosto.
1 cebola pequena.
2 tomates.
1 caixa pequena de molho de tomate pronto.

Aqueça o azeite numa panela, corte as cebolas (como já comentei antes, cebola é cortada miudinha) refogue no azeite até ficar dourada, nada de "murchinha", acrescente a carne moída e com um garfo vá desmanchando os "pelotes" que ficam, com isto a carne fica soltinha. Refogue bem até secar toda o suco da carne. Tempere a gosto. Acrescente os tomates (também cortados em cubos pequenos), refogue e em seguida acrescente o molho de tomate. Deixe secar um pouco para não ficar muito, novamente, "aguado". Bem eu prefiro colocar o molho junto com a carne e deixar um pouco do molho de tomate para colocar por cima da panqueca, como está na foto, quando for ao forno, outros preferem somente a carne e todo o molho por cima, fica a gosto. Experimenta os dois e veja o que te agrada mais. Recheie as massas, mas recheie mesmo, panqueca tem recheio, eu já comi panqueca só de massa num restaurante. Coloque num refratário ou numa forma, jogue o molho restante por cima e salpique (salpique, não vem de sal? Vem sim, sal + picar, aspergir de sal, mas também é manchar, borrifar) queijo parmesão, leve ao forno para gratinar. Sirva com um bom... refrigerante, suco, vinho, água, etc.

Outro recheio salgado, serve para você que é exagerado como eu que faço umas 40 massas mais ou menos e sobra muita massa, pois somos em quatro pessoas em casa, é com presunto e queijo e orégano para tomar no café da manhã, fica muito gostoso, ainda mais quando você tem visita em casa, o café fica mais charmoso.

Recheio Doce:  
1 caixa de morangos.
2 colheres de sopa (a maior que você tiver) de açúcar.
1 pote de creme de leite, aquele com o dizer "nata", aqui eu não posso falar a marca porque não pagam merchandising (Merchandising não tem tradução para o português mas todos sabemos que é propaganda) mas o que eu mais gosto é o da "Frimesa". Deixe o pote na geladeira na parte mais fria conhecida como lá embaixo, para ele ficar mais consistente.
Lave os morangos, retirando as folhas e corte em pedaços médios. Coloque-os numa panela, junte o açúcar, os morangos irão soltar sua água e vai formar uma calda. Deixe a calda  engrossar, mas que os morangos não desmanchem, não é para fazer doce, somente deixá-los murchar um pouco e formar a calda.
Pegue uma massa e retire dela várias tiras largas de massa. Recheie as massas da seguinte forma, coloque uma porção bem agradável de morangos no centro da massa, acrescente uma colher de creme de leite, verifique que ele esteja consistente, junte as pontas para cima e amarre com a tira de massa. Leve ao forno já aquecido ou ao micro-ondas (tem hífen sim, nova ortografia) só para dar uma aquecida, polvilhe açúcar e canela na hora de servir. Este será um charme, acompanhe com uma boa água, para não perder o paladar.

O outro recheio doce é o famoso Romeu e Julieta (goiaba e queijo ou queijo e goiaba), que alguns pedem Adão e Eva e o garçom nem faz ideia do que você está falando, história de um famoso da televisão. Este também serve no café da manhã posterior ao de presunto e queijo.

Bem, vocês me desculpem, mas tenho que ir preparar nosso almoço, que será... Panquecas!!!
Espero que tenham gostado, [ ]s!! 

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ovo Frito é uma Arte!!!

O que seria do famoso e delicioso "Bife à Cavalo" ou com a imagem mostra um "Tutu à Mineira" para alguns e "Virado à Paulista" para outros, sem o famoso e caprichado OVO FRITO?

É, se vocês pensam que todo mundo sabe fritar um ovo, não é bem assim não. Fritar um ovo também é uma arte.
Como conseguir deixar a gema "mole" e não crua? Como deixar o ovo sequinho sem grudar na frigideira? Com óleo ou sem óleo? Com muitooooo óleo, ou com pouco óleo?

Bem, falarei da gema mole que é a mais preferida por todos. Existem várias técnicas dos cozinheiros para deixar a gema mole mas não crua, eu ou me atentar a uma "diet" e uma "oleosa". A diet é como eu gosto de fazer para eu e meu filho Murilo, vai lá...

Uma colher de chá de margarina ou manteiga na frigideira antiaderente, deixe derreter, quebre o ovo numa xícara (sempre, para saber o estado do ovo) e coloque-o no centro da frigideira, tempere a gosto, eu gosto de sal, pimenta e orégano. Deixe fritar até sentir que está degrudando, sem virar, quando achar que já está bom, pegue uma tampa de panela um pouco menor que a frigideira e que cubra o ovo e um fundo de xícara de água, derrame a água em torno do ovo e cubra com a tampa, a parte de cima vai cozinhar e formar uma proteção  na gema cozinhando, mas não deixe muito tempo senão cozinha demais a gema, só para fazer uma camada protetora, coloque no prato um pouco de arroz e acrecente o ovo por cima, quando furar a gema irá escorrer deliciosamente sobre o arroz.

A forma oleosa é a mais comum entre os cozinheiros, porque não precisa de frigideira antiaderente e pode ser feito em qualquer panela. Acrescente óleo até você achar que irá cobrir o ovo, deixe aquecer bem, quebre o ovo na xícara (não esqueça) tempere a gosto e depois de bem aquecido o óleo derrube na panela com cuidado, pois o óleo irá espirrar. Ele fritará rapidamente, por isso deixe a escumadeira em prontidão e um prato com guardanapo para escorrer a gordura.

Pronto, aí estão duas formas corretas de fritar um ovo com arte e carinho, aproveite!!

MOMENTO AMBIENTAL: Se você optar por fazer com óleo, não esqueça de NÃO JOGAR O ÓLEO NA PIA OU NO VASO SANITÁRIO, isto polui nossas águas, deixe-o esfriar e coloque-o num recipiente pet para coleta seletiva. [ ]s


Os "porquê" da Matemática - Parte I

- Professor por que todo número elevado a zero é 1, aº = 1?

- Primeiramente, não são todos os número que elevado a zero dá um, o zero é uma exceção. Bem, vamos a explicação...

Esta questão é um retorno às origens das propriedades divisão de expoente de mesma base. Lembram disso? Aquela propriedade que diz que mantenho a base e subtraio os expoentes, não ainda?
Então é assim, 3³ / 3² = 3³ - ² = 3¹ = 3, mas o que isso tem haver com o       aº = 1?

Agora, pergunto quanto é ? Ah, claro, 3¹ = 3, todo mundo sabe, então juntando esta informação com a anterior, obtemos...

3¹ / 3¹ = 3 ¹ - ¹ = 3º = 1, ou aplicando na forma genérica a¹ / a¹ = a ¹ - ¹ = aº, e por isso que todo número elevado a zero é um, exceto o próprio ZERO!

E por que o  não é 1? Ah isso é um outro "porquê"...


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Bolo de Fubá Cremoso



Risoto Primavera com Medalhão de Mignon - Preparo...

Risoto... Coloque na panela 50 g de manteiga e a cebola. Nada de deixar murchar, cebola tem que ficar bem douradinha, deliciosa, na TV "os cozinheiros apresentadores" nem deixam murchar, não vão nessa porque o gosto não é o mesmo. Acrescente o arroz e deixe fritar até soltar um pouco do amido, isto é já fica um pouco cremoso. Colocar a xícara de vinho de deixe reduzir até quase secar, mexendo sempre. Depois é só seguir, um pouco de caldo mexe, caldo, mexe, caldo e coloca os outros ingredientes, mais um pouco de caldo e você observa os grãos ficaram transparentes mas bem no meio fica branco, isot é, fica al dente, você morde e parece que está cru, mas é assim mesmo, mas caso você não goste, deixe cozinhar aé ficar todo transparente e fica macio. Depois disso, acrescenta as outras 50 g de mateiga e o queijo parmesão a vontade.

Mignon... Tempere a gosto, eu prefiro sal, pimenta, e ervas finas, mas gosto é gosto, grelhar em frigideira bem quente, deixa selar de um lado e do outro. Pessoal, mignon tem que ser mal passado, mas deixá-lo ao ponto, isto é, molhadinho dentro também é bom, só não judiem da carne secando ela, ok!

Servir... Coloque o risoto no prato, um medalhão e salpique salsa desidrata ou fresca por cima.

Vinho... Tinto Carbenet Sauvignon ou um Merlot, mas um vinho Canção Branco suave vai bem pacas!!!

Receita do dia - Risoto Primavera com Medalhão de Mignon

Para receber seus amigos de forma agradável e com uma comida saudável e leve...

Para o Risoto (porção para 4 pessoas):

2 xíc. de arroz arbóreo.

Bem risoto, para ser risoto mesmo, tem que ser com arroz arbóreo, é bem mais caro que o comum custa em média R$ 7,00, enquanto que o agulhinha custa R$ 2,24 e o parboilizado aproximadamente R$ 1,79 pacotes de 1kg.
Então fazendo as contas o arbóreo é... é... isso... 312,5% mais caro que o agulhinha e 391% mais caro que o parboilizado, como eu sei? Fácil pegue o maior valor e divida pelo menor, por exemplo 7/2,24 = 3,125, isto indica que precisamos de aproximadamente 3 pacotes do agulhinha para pagar um do arbóreo, ok? Continuando... lembrando ainda que o parboilizado é menos calórico que o branco, cerca de 2%, isto é, 2/100, ou o branco tem 205 calorias e o parboilizado tem 200 calorias numa porção de 160 g. Então fazer e comer um risoto custa caro e se ganha muitas calorias.

100g. de manteiga, em duas porções de 50g.

Ah, fundamental, manteiga, não margarina, porque como diz Juliana Motter em seu livro O Livro do Brigadeiro, “...margarina é feita com gordura vegetal e manteiga é de leite, por isso fica mais encorpado e mais brilhante...”

1 cebola pequena.

Picada com carinho, nada de Juliana ou “pedações”, pequeninha para dar sabor e não aparecer muito no prato.

1 xíc. de vinho branco.

Qualquer vinho branco, o mais barato também é ótimo, seco é melhor, mas pode ser suave também e você que não gosta muito de vinho seco já aproveita e toma junto.

1 tablete e 1/2 de caldo de legumes.

É só dissolver em 1 litro de água fervente, não precisa fazer o caldo, deixa isso por conta dos grandes chefes de cozinha porque demora umas 5 horas para ser fazer um bom caldo. Compra pronto que é bem mais fácil.

1 abobrinha.

Engraçado, abobrinha já é pequena por estar no diminutivo, mas você pode encontrar algumas grandes, então seleciona uma pequena ou média.

2 tomates.

Quer melhor, sem pele e sem semente, mas com tudo também fica gostoso. Para tirar a pele use qualquer artifício de nossas mães e avós, na água quente com riscos de faca na pele ou na boca do fogão à gás, fica a sua escolha. Não sabe fazer, deixe um comentário que eu ensino.

6 azeitonas pretas.

Picada e sem caroço. Ela é mais saborosa que a verde, porque esta madura, isso mesmo, azeitona preta é a azeitona madura, por isso é mais cara também. Mas a azeitona verde vai bem também.

Bem nós gostamos destes ingredientes, mas se você gostar de berinjela, cenoura ou outros legumes coloque à vontade.

1 Kg de Mignon.

Bem, para alguns filé mignon, para outro só mignon, uma peça de aproximadamente 1Kg dá em torno de 5 a 6 medalhões grandes e robustos.

Queijo Parmesão e Ervas Aromática Frescas ou Secas.

Vamos ao preparo...

Bem, aqui começa um blog sem muitas pretensões...

Olá, começo meu blog avisando que aqui terá algumas das mais deliciosas receitas já experimentadas, lidas e criadas por esta pessoa que vos escreve.
Também haverá muitas dicas envolvendo a matemática na cozinha e no dia a dia, principalmente para aqueles que moram sozinhos e estudam longe de casa.
Receitas rápidas e dicas práticas de cozinhar e calcular o mais rápido possível e com sabor, isto é, aprender e curtir, saborear e somar, cozinhar e dividir, partilhar e assar, bem para quem não tem o que fazer é ótimo, hehehe aproveitem!!!